Seminário do Pacto Nacional da Idade Certa acontece neste sábado
Foto: Juranir Badaró
Encontro é voltado para cerca de 400 alfabetizadores
A rede municipal está definindo os últimos detalhes para a realização do 5º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A programação será realizada neste sábado (15), na sede da Igreja Batista da Imbetiba, das 8h30 às 12h. O encontro é voltado para cerca de 400 alfabetizadores, além de educadores que atuam com as turmas de 4º e 5º ano nas escolas municipais.
O encontro, que tem como tema “Protagonismo Pedagógico”, será marcado por debates e reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização. A expectativa é envolver professores alfabetizadores, profissionais dos 4º e 5º anos, além de professores-orientadores e coordenadores pedagógicos. O evento contará com debates e trocas de experiências e vai receber a palestrante convidada Vivian Portilho, que é mestre em Educação e atua como coordenadora do PNAIC em Petrópolis.
De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é a melhoria dos primeiros anos da Educação Básica. “Trabalhamos em prol da proposta do PNAIC, que é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental”, disse.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas antes do 4º ano de escolaridade.
Com a realização do seminário e dos encontros do PNAIC, o objetivo da Secretaria de Educação é destacar o panorama da Alfabetização no município e as intervenções pedagógicas em prol do processo ensino-aprendizagem dirigido para cerca de 9 mil alunos de 411 turmas do 1º ao 3º ano.
A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, observa que a intenção do ensino municipal é contribuir para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e para o planejamento das situações didáticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Já a coordenadora do PNAIC na rede municipal, Izes Maria Schwarstz, frisou que a meta é continuar com a formação continuada dos profissionais até o final do ano. “A rede promove formação específica do PNAIC mensalmente. Nossos 16 orientadores de estudos se empenham diante da proposta de leitura de atuar no ciclo da alfabetização com criatividade e talento”, finalizou.