logo

Simpósio de História e Cultura Afro Brasileira nas Escolas acontece na sexta-feira

09/05/2022 11:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Atividade será realizada pela Superintendência de Educação Integrada

A Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Integrada, promove na próxima sexta-feira (13), o I Simpósio de História e Cultura Afro Brasileira nas Escolas. O evento acontece na Cidade Universitária, a partir das 8h. Podem participar profissionais da área de educação e alunos do curso de formação de professores.

A coordenadora do programa de História Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas, Kátia Magalhães, explica que o evento trata-se de um encontro para construção das questões que permeiam o universo educacional acerca do tema. "Visamos a construção da escola como espaço multicultural e pluriétnico, onde a educação seja libertária e igualitária", disse.

Ela acrescenta que o encontro reforça o trabalho feito em sala quanto às relações étnico-raciais e a Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. "A sociedade brasileira possui práticas institucionais, históricas e culturais em que coloca determinado grupo étnico em situações de desigualdades em relação a outros", pontuou.

Segundo Kátia, o simpósio é um compromisso da Secretaria de Educação pautado na política racial e de diversidade, sendo este um espaço de troca de experiência e planejamento. "A obrigatoriedade do ensino da história e Cultura Afro brasileira e Africana se faz necessária na garantia de resignificação de uma história invisibilizada e distorcida do povo brasileiro. A história do povo negro como a sua contribuição na formação do país, suas personalidades e protagonismo", afirmou.

O evento terá participação de professores, pesquisadores e gestores, que irão discutir a temática e levar suas experiências. A programação ainda terá oficina de Abayomi, roda e oficina de capoeira.