logo

Treinamento de merendeiras termina nesta quarta-feira

28/01/2020 15:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Rede municipal oferece 40 mil pratos de refeições por dia

Cerca de 300 merendeiras que atuam nas escolas municipais participam, até esta quarta-feira (29), do primeiro treinamento de 2020, no auditório do Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) nos turnos da manhã e tarde. A programação tem o objetivo de levar atualização e orientações sobre o oferecimento da merenda escolar de acordo com o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

A capacitação é ministrada pelas nutricionistas da empresa fornecedora de merenda e conta com parceria da equipe de Nutrição da Secretaria de Educação. As aulas teóricas contam com temas como higiene pessoal, modo de preparo de refeições, empratamento, controle de desperdício, coleta de amostra, uso adequado do equipamento de proteção individual (EPIs), atendimento aos alunos com patologias e relacionamento interpessoal. Já a abordagem prática apresenta dinâmicas.

A rede municipal, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, oferece 40 mil pratos de refeições por dia com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. De acordo com registros, 608 estudantes de 92 escolas municipais foram atendidos em 2019 com cardápio especial. Eles apresentam patologias como diabetes, intolerância à lactose, alergia ao leite e ao glúten e outras. "O trabalho da rede municipal prioriza um atendimento de qualidade no oferecimento da merenda. O processo de ensino deve seguir os três pilares do aprendizado, que são alimentação, atividade física e sono, que contribuem com a aprendizagem”, ressaltou.

A programação foi aprovada pelos participantes. A merendeira Geilsa Kleim de Alexandria é uma delas. Há dez anos atuando na rede municipal, ela trabalha na Escola de Educação Infantil Professora Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida e fez questão de comparecer ao treinamento. "Estou muito satisfeita. Aprendemos muitos conteúdos importantes", conta. Da mesma opinião é Elizete Leonel da Silva, que trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil Hilda Ramos. "Faço questão de participar, compartilhamos experiências e recebemos orientações que nos ajudam muito", afirmou.

Para a nutricionista de qualidade da empresa, Laudineria Alves, o treinamento é de extrema importância para reforçar os procedimentos e orientações que as merendeiras devem seguir. "As escolas contam com manuais da merenda escolar, e a capacitação reforça a responsabilidade e o compromisso que temos com os estudantes", comentou.


Fotos Relacionadas