Vinte alunos da rede municipal participam de avaliação internacional
Foto: Flávio Sardou
Prova é promovida pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação e Unesco
Cerca de 20 alunos da turma de quarto ano do Colégio Municipal Eraldo Mussi participam até quinta-feira (24) da avaliação internacional intitulada Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). Macaé é uma das cidades do país que conta com a avaliação cujo objetivo é compreender melhor o impacto da aprendizagem e contribuir com o Ministério da Educação (MEC) em relação às políticas públicas educativas.
A unidade, situada nas Malvinas, conta com 480 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago por estar situada em área de vulnerabilidade.
A prova é promovida pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago.
Com a aplicação do TERCE, a Unesco Santiago tem a intenção de trabalhar em prol de uma educação de qualidade para os estudantes da América Latina e Caribe. Nesta quarta-feira (23), a prova, que servirá como instrumento de informação para a rede municipal de ensino, foi alvo de elogios de professores e alunos. Entre eles, a estudante Vanessa da Costa, de 9 anos.
- Gostei da prova, principalmente da produção de texto. Adoro escrever - contou. Já o colega de turma Marlon Paulo da Silva, 10 anos, pontuou que gosta de Português, mas aguarda a avaliação de Matemática, que será aplicada nesta quinta-feira (24).
Segundo a diretora-geral da escola, Cláudia Castro, a equipe pedagógica da unidade prioriza não apenas avaliações como estas, mas projetos voltados para cidadania, prevenção à violência e formação de valores. “Esta é mais uma maneira dos alunos se adaptarem com a realização de avaliações externas. Todo o trabalho que executamos na escola conta com o envolvimento da comunidade escolar”, ressaltou.
Questionários - O material da prova, que abrange 22 questões de múltipla escolha, também possui dois formulários específicos. Um será destinado para os familiares dos estudantes e o outro para a direção da escola. A intenção da coordenação da prova é traçar o perfil socioeconômico dos responsáveis dos alunos e obter informações a respeito da infraestrutura da escola.
Além disso, o modelo da avaliação é projetado e dirigido para países como Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Honduras, Guatemala, México, Paraguai, Equador, Uruguai e Costa Rica de acordo com a especificidades sociais e educacionais da região, o que irá destacar a contextualização de resultados.
Com a adesão ao Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, a secretaria de Educação poderá utilizar a informação estatística, que tem reconhecimento internacional para supervisionar as ações educacionais e o cumprimento das metas do governo municipal.
Outra proposta do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo é enfocar não apenas o desempenho escolar dos estudantes, mas os fatores e as intervenções voltadas para aprendizagem.