Comissão Própria de Avaliação (CPA)
            
            
    
    
    
    
            
            A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é criada por cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 
A avaliação Institucional visa:
•	à melhoria da qualidade da educação superior;
•	à orientação da expansão de sua oferta;
•	ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
•	ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
•	Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.
•	 Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa é baseado numa visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. 
A Avaliação Institucional interna e a externa consideram 10 (dez) dimensões: 
1. Missão e PDI
2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
3. Responsabilidade social da IES
4. Comunicação com a sociedade
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo
6. Organização de gestão da IES
7. Infraestrutura física
8. Planejamento de avaliação
9. Políticas de atendimento aos estudantes
10. Sustentabilidade financeira
A Avaliação dos cursos será realizada analisando-se 3 (três) dimensões:
1. Organização Didático-Pedagógica
2. Perfil do Corpo Docente
3. Instalações físicas
A avaliação dos estudantes, através do ENADE, será aplicada periodicamente aos alunos de todos os cursos de graduação. A avaliação será expressa por meio de conceitos, tomando por base padrões mínimos estabelecidos por especialistas das diferentes áreas do conhecimento. 
Como é feita a autoavaliação na FeMASS?
A metodologia da avaliação interna da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos de Macaé baseou-se nos procedimentos sugeridos pelo roteiro de autoavaliação descrito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Portaria Normativa nº 23 de 29 de dezembro de 2010 (edição revisada da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007) fundamenta o presente relatório e fundamenta-se no que rege o Artigo 61-D: 
“Art. 61-D Será mantido no cadastro e-MEC, junto ao registro da instituição, campo para inserção de relatório de autoavaliação, validado pela CPA, a ser apresentado até o final de março de cada ano, em versão parcial ou integral, conforme se trate de ano intermediário ou final do ciclo avaliativo.” (BRASIL, 2010)
Assim, a partir de 2012, a CPA optou por fazer uma avaliação acadêmica institucional com a participação de toda a comunidade acadêmica.
Os instrumentos de avaliação utilizados pela CPA foram os questionários (enumerados abaixo), PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, PPC’s – Projeto Pedagógico de Cursos, PPI – Projeto Pedagógico Institucional, Atas e documentos financeiros.
1-	 Questionário para acompanhamento de egressos; 
2-	Questionário de autoavaliação do discente;
3-	Questionário de autoavaliação do docente;
4-	Questionário de avaliação da gestão administrativa pelos coordenadores de cursos; 
5-	Questionário de avaliação da instituição pelo docente; 
6-	Questionário de avaliação da instituição pelo discente; 
7-	Questionário de avaliação do docente pelo discente; 
8-	Questionário para avaliação socioeconômica do ingressante; 
9-	Questionário de avaliação institucional pelos técnicos administrativos. 
Após a tabulação dos resultados de cada Instrumento baseados nas 10 (dez) dimensões sugeridas pelo SINAES, a CPA apresenta a apuração das fragilidades e potencialidades e apresentação de ações para melhorias através de um Relatório anual.