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Ações do Pró-Letramento seguem em abril

27/03/2013 16:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino se prepara para o desenvolvimento de atividades do programa do Governo Federal Pró-Letramento. A iniciativa, que já integra formação continuada de professores do 1º ao 3º ano de escolaridade, vai se estender para qualificação profissional dos profissionais que atuam com os alunos do 4º e 5º anos de escolaridade. A previsão é que as ações do Pró-Letramento sejam realizadas na quarta-feira (10 de abril) com oficinas específicas. O local de realização dos encontros está sendo definido.

A intenção do programa é contribuir com a capacitação dos profissionais da Educação em prol da melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática junto às turmas do Ensino Fundamental. A programação abrange estudo, encontros presenciais, atividades individuais e estratégias como dinâmicas, confecções de materiais alternativos para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

O Governo Municipal pontua que a formação continuada é considerada uma peça chave para a garantia não apenas da qualificação profissional, mas para a melhoria da qualidade do ensino como um todo. A iniciativa também está entre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. No entanto, a rede municipal de ensino já conta com um processo contínuo de Formação Continuada para os profissionais das modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As oficinas do programa Pró-Letramento direcionadas aos professores, que lecionam com os alunos dos 4º e 5º anos, serão ministradas pela equipe pedagógica da Subsecretaria de Ensino Fundamental. A ação visa ainda desenvolver nos profissionais ligados à educação uma atitude investigativa e reflexiva, valorizando experiências profissionais.

Ação- O Pró-Letramento Mobilização pela Qualidade da Educação foi instituído com a finalidade de oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em parceria com universidades que integram a rede Nacional de Formação Continuada.