Alfabetizadores da rede municipal se reúnem em encontro do PNAIC
Foto: Moisés Bruno
Objetivo do município é reforçar processo de alfabetização dos alunos
Para atender ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a rede municipal de ensino realiza neste sábado (9) mais um encontro de formação com cerca de 400 alfabetizadores do ensino municipal. A programação vai acontecer a partir das 8h nos polos das unidades municipais Aroeira, Lagomar, Wolfango Ferreira, Lions, Letícia Peçanha e Interagir.
O PNAIC tem a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental com a idade até no máximo oito anos. Macaé conta com 411 turmas de 1º ao 3º anos, atendendo assim um total de 9 mil alunos na rede municipal.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a rede municipal aderiu ao PNAIC com a finalidade de alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática e realizar avaliações anuais universais. “O objetivo é reforçar o processo de alfabetização dos alunos do município”, disse.
ANA- Alunos do 3º ano de escolaridade da rede municipal de ensino participam de 11 a 21 de novembro da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade. A aplicação da avaliação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) firmado entre governo federal e municípios para que toda criança seja alfabetizada até os oito anos de idade.
A etapa da Prova Brasil será aplicada entre 25 a 28. A avaliação será direcionada aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.