Alimentação para alunos com patologias é tema de encontro para merendeiras
Foto: Maurício Porão
Treinamento especial com ênfase na produção de cardápios específicos é tema de encontro
Cerca de 70 merendeiras da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira (15), de um treinamento especial com ênfase na produção de cardápios diferenciados para alunos que apresentam patologias. A programação ministrada pelos nutricionistas da secretaria de Educação e da empresa fornecedora de alimentos aconteceu no Colégio Municipal Lions, situado no bairro da Glória. Eles simularam as formas de preparo e apresentaram produtos específicos para necessidades nutricionais especiais.
O encontro teve uma abordagem especial no atendimento aos 132 estudantes de 42 unidades municipais que necessitam de um cardápio diferenciado. Destes, três alunos apresentam intolerância ao glúten, dez têm diabetes e 103 possuem intolerância à lactose.
Na ocasião foram destacados temas como a importância da coleta de amostras de todos os preparos, descongelamento, estocagem de produtos alimentícios e seguimento das dietas específicas dos estudantes que apresentam intolerância ao leite, ou possuem diabetes, colesterol alto e alergia ao glúten. Na reunião também foram abordadas questões como armazenamento de líquidos em geladeiras e de sólidos em freezer.
As merendeiras participantes Ivone Aparecida Grativol, Cláudia Márcia Correia e Márcia Brandão gostaram das informações. “É muito importante saber novas informações principalmente em relação à merenda. Fui doméstica e cozinheira, mas trabalhar para alunos é diferente. Tenho dois filhos que estudam no Colégio Municipal Sandra Maria de Oliveira Franco, e sei como é importante tratarmos com cuidado e empenho a alimentação dos alunos, principalmente daqueles que têm patologias”, falou Cláudia Márcia, que está atuando na Escola Municipal de Educação Infantil Lia Kopp.
A higiene e o reforço da segurança alimentar são das prioridades da prefeitura, que oferece 45 mil refeições diárias. As unidades municipais de ensino seguem um cardápio preparado pelas nutricionistas da secretaria de Educação, que conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite.