Aluna da Escola de Aplicação recebe prêmio de concurso nacional
A estudante da terceira série do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação (Cap-Funemac) da Fundação Educacional de Macaé, Ana Carolina Haber, recebe nesta segunda-feira (19) em Brasília, premiação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Em sua oitava edição, o Prêmio Nacional “Construindo a Igualdade de Gênero”, contou com mais de 4 mil inscrições de alunos de todo o país na categoria Estudante de Ensino Médio - Etapa “Unidade da Federação” e a aluna macaense ficou em quarto lugar com a redação “O jogo da minha vida”.
Para a elaboração do texto, Ana Carolina teve orientação do professor de sociologia Paulo Henrique Dantas. O “Construindo a Igualdade de Gênero”, instituído desde 2005, tem como objetivo premiar redações, monografias, artigos científicos e projetos pedagógicos que tenham como tema o enfrentamento a discriminações ligadas à desigualdade de gênero.
A participação da aluna do Cap-Funemac vem consolidar o trabalho que vem sendo realizado na instituição que é referência para a educação de Macaé por desenvolver estratégias como o Programa de Estudos em Direitos Humanos (Pedh), atendendo alunos do ensino médio em tempo integral.
Construindo a Igualdade de Gênero
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
O prêmio foi instituído pela Secretaria de Política das Mulheres, por meio do Programa Mulher e Ciência , com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU Mulheres).