Aluna da rede municipal participa de fase nacional de Olimpíada de Língua Portuguesa
Foto: Rui Porto Filho
Natália dos Santos é uma das 38 selecionadas para a etapa nacional
A estudante da rede municipal, Natália dos Santos Rocha de Paulo, uma das 38 selecionadas para etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, viaja, nesta terça-feira (16), para Brasília para participar da etapa final da programação, na quarta-feira (17). A autora do poema “Este é meu lar- Um amor macaense” está na lista dos oito representantes de cada região do país por gênero literário.
Durante o evento, em que serão anunciados os vencedores nacionais da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, haverá presença de autoridades, familiares e representantes das escolas dos 152 finalistas que vão participar de passeios, em Brasília, e de atividades especiais.
A aluna que se tornou exemplo para a unidade em que estuda Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) vai acompanhada pelo professor, Wagner Trindade, único do país que conseguiu estar classificado junto com três alunos do Estado do Rio de Janeiro, além dos pais e da diretora geral da escola, Tatiane Galante.
Natália, que afirmou estar se dedicando mais à leitura, foi presenteada pelo prefeito de Macaé, Dr Aluízio com três livros: "Dom Quixote", "Pequeno Príncipe" e "Antologia Poética”, além do livro “Relatos e Personagens da História de Mac Macaé” da secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Além de se orgulhar da aluna Natália dos Santos Rocha, a rede municipal se orgulha por contar com o educador Wagner Trindade, um dos 28 professores premiados – foram sete por categoria – que apresentou relatos de prática sobre o trabalho em sala de aula com a Olimpíada. Em cada semifinal, uma comissão escolheu as melhores experiências vividas e destacadas pelos professores.
Na fase regional em Belo Horizonte, Natália recebeu medalhas de bronze e prata, o valor de R$ 300,00 em livros e um tablet. “Nunca esperava chegar tão longe. Redigi o poema em pouco tempo. Estar na etapa nacional é maravilhoso. Esta conquista será lembrada para toda minha vida.”, contou a aluna, que gosta de estudar a disciplina de Língua Portuguesa e ama a escola da Virgem Santa. A menina, de 13 anos, que ama estar com os amigos também faz aula de balé e natação. “Quero me dedicar à área da Comunicação quando terminar o Ensino Médio”, ressaltou.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: poema, memórias, crônica e artigo de opinião. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
A programação é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Olimpíada tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A novidade desta olimpíada foi a criação de um blog específico, ferramenta de comunicação pela internet, que permitiu contato de estudantes e professores com amigos e familiares.