Aluno da rede municipal ganha medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática
Foto: Érica Ferreira
Maycon Gomes Moreno é talento macaense de Matemática
Vitória para a rede municipal de Macaé. O estudante da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Maycon Gomes Moreno, se prepara para receber a medalha de ouro na cerimônia nacional de premiação da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ocorrida em 2012. Maycon é um dos 500 medalhistas de ouro.
A solenidade vai acontecer às 15 horas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 19 de junho. A olimpíada se destaca por desmistificar o estudo da disciplina da matemática, que é considerada por muitos alunos como o “bicho papão” das salas de aula.
A Olimpíada Brasileira de Matemática tem como finalidade identificar talentos e estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o Brasil. Com apenas 13 anos, o aluno do 8º ano de escolaridade, Maycon Moreno, também ganhador em 2011 da medalha de bronze, afirma que ama estudar matemática. Para ele, questões de geometria e poliedros regulares são tarefa fácil.
- Sou curioso e gosto de estudar de tudo. Desde redação até matemática. Também estou amando o conteúdo 'relação de Euller nos poliedros regulares' - disse.
Macaense, o aluno, que é motivo de orgulho dos pais e de quatro irmãs, considera que a matemática é fundamental para o dia a dia. “Precisamos utilizar a matemática em tudo. Além de ser fácil de estudar, a disciplina ajuda em várias situações da nossa vida”, destaca.
Entusiasmada com as conquistas dos alunos da unidade, a diretora-geral do Polivalente, Sônia Maria Pereira Dias, explica que a vitória é de toda a unidade. “Parabenizo o comprometimento dos nossos profissionais da escola, do aluno Maycon e de seus pais, que são muito participativos. Ele sempre é um estudante disciplinado e muito atento, mas temos outros alunos na escola, que também merecem aplausos por conta da Olimpíada”, aponta.
A Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira também conta com o aluno premiado com medalha de bronze, Lucas Willeman de Souza. Já os estudantes Bruno Vinícius da Silva e Suellen Presoti Barcelos também vão ganhar menção honrosa. Os professores destaques da disciplina são Heitor Nunes Filho, Geórgia Barbosa e Josiane Vieira.
Para este ano, escolas municipais como o “Polivalente Anísio Teixeira” vão participar. A unidade deve envolver 950 alunos do 6º ao 9º ano, na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática, cujas etapas serão aplicadas no dia 4 de junho e 14 de setembro nas escolas municipais. O próximo passo da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira é inaugurar ainda neste mês o Laboratório Geral de Ciências, fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faperj. O espaço vai contribuir no reforço das pesquisas, habilidades e raciocínios diante das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática.
A Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira é situada à Rua Jesus Soares, no bairro Costa do Sol. A unidade atende as turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Programação - Podem participar da Olimpíada alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Na Obmep, os alunos participantes recebem medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com sua classificação nas provas. A premiação da oitava edição da Olimpíada também vai destacar menções honrosas a outros alunos com resultados positivos.