logo

Alunos da rede municipal conquistam medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

09/09/2015 13:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Natan Portugal e Solene Martins são atletas da rede municipal de educação

Dois alunos da rede municipal de Macaé conquistaram medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, categoria A, que abrange alunos na faixa de 12 a 14 anos. A programação realizada entre os últimos dias 2 e 7, em Fortaleza (CE), destacou os estudantes-atletas do Ciep Municipalizado Maringá, Natan Portugal e Solene Martins.

Natan Portugal, 14 anos, trouxe para Macaé a medalha de prata no revezamento 4x75. Ele é considerado um dos seis melhores atletas do país na modalidade de atletismo, participou da prova de revezamento 4x75 do estado junto com a equipe de estudantes-atletas de diversos estados. Natan acumula marcas de destaque como nove segundos e 26 centésimos na prova de 75 metros, além da marca de 14 segundos e 27 centésimos na competição de 100 metros e é conhecido como um dos mais velozes do Estado do Rio de Janeiro.

Bronze - Já a estudante Solene de Paula Martins, de 13 anos, ganhou uma medalha de bronze. Ela ficou em terceiro lugar na prova de lançamento de dardos e conquistou a 11ª colocação na competição de lançamento de discos. Solene é estudante do 7º ano de escolaridade, está na lista de campeã estadual no lançamento de dardos, modalidade que ganhou reconhecimento estando entre as quatro melhores do Brasil com as marcas de 32 metros e 90 centímetros.

Os alunos-atletas do Ciep Municipalizado Maringá fazem parte do programa Atleta na Escola, uma parceria entre a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), a secretaria de Educação e a unidade municipalizada.

O presidente da Fesporte, Ricardo Salgado, ressaltou a importância dessa conquista para a cidade. "Ficamos muito orgulhosos desses alunos que, futuramente, poderão se tornar atletas de alto rendimento, destacando ainda mais o esporte macanese", comemorou Ricardo.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a representação dos alunos na etapa nacional é a prova do reconhecimento do trabalho dos profissionais da Educação. “Só temos que agradecer o empenho da equipe. Com certeza a prática de esportes reforça o processo de ensino”, disse.

A próxima competição prevista para os alunos da rede municipal será o Campeonato Brasileiro Intercolegial de Mirim, que vai acontecer entre os dias 9 a 12 de outubro, em Ibirapuera, São Paulo. Para isso, os alunos treinam duro na academia do Ginásio Engenheiro Maurício Soares Bittencourt e no Ciep. Sob o olhar atento dos professores Hiller Franco e Leonardo Areas, cerca de 70 alunos, de nove a 20 anos, treinam em horários divergentes aos de aula e apresentam bom desempenho nos estudos.

Os alunos participarão das seguintes provas: lançamento de dardos, lançamento de discos, 75 metros rasos, cem metros com barreiras, mil metros rasos, 300 metros com barreiras, além da competição de pentátlo, que abrange cinco provas (cem metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800 metros rasos).