logo

Alunos da rede municipal e comunidade do Aeroporto aprovam projeto de cinema

25/06/2013 17:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Parceria leva cinema para alunos e comunidade

Foi muito bom assistir a um filme com os amigos da escola”. Esta é a declaração do estudante do terceiro ano do Colégio Municipal Almir Francisco Lapa, Douglas Miranda de Paula. Com apenas oito anos, o aluno se emocionou ao assistir ao filme “Valente”. Ele faz parte de um grupo de 200 estudantes que teve a oportunidade de conhecer o projeto “Ultragaz Cultural”, que levou cinema gratuito para a Praça Nagib Mussi, no Parque Aeroporto.

Macaé é a primeira cidade da região que recebeu o projeto. A visita foi promovida em ação integrada à secretaria de Educação, se volta para arte, cultura e sustentabilidade. O “caminhão cinema” da Ultragaz se transforma em uma sala de alta tecnologia, proporcionando som e imagens de qualidade. A carreta também conta com uma sala tradicional, dois banheiros, pipoqueira e rampa para cadeirante.

Com cadeiras confortáveis e capacidade para atender um público de 89 pessoas, o projeto Ultragaz foi aberto para o público durante o feriado de São João Batista. Já nesta terça-feira (25), as sessões foram dirigidas no decorrer do dia para os alunos dos colégios municipais Almir Francisco Lapa, que fica na Vivendas da Barra e Zelita Rocha, situada no Parque Aeroporto. Após às 18h desta terça-feira, o cinema móvel é voltado para a comunidade.

Para a professora-orientadora Paola Pissolato, o melhor do projeto foi a inclusão. “Após esta programação, serão realizadas atividades com os alunos, em que eles vão explicar o que entenderam através de ilustrações e outras ações com base no tema", disse.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, destacou que a visita do caminhão-cinema contribui com o papel da escola de abrir novas perspectivas para os alunos. “Para receber este projeto, a rede municipal teve aval do Juizado da Infância e da Juventude, Grupamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Tudo isso para garantir a segurança do público. A rede municipal de ensino contribui com projetos voltados para a cultura e a arte”, disse.

O caminhão-carreta exibiu para os visitantes filmes de censura-livre como “A origem dos guardiões”, “Valente”,” Madagascar” e “A era do gelo 4”.