Alunos de Macaé participam de avaliação internacional
Foto: Rui Porto Filho
Alunos do Colégio Municipal Samuel Brust foram selecionados para participar da prova
O Colégio Municipal Professor Samuel Brust participou nesta quinta-feira (17) das provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A escola, que funciona na Fronteira, foi a única do município que aplicou a avaliação internacional. Um total de 33 estudantes de 15 anos - matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental -, foram selecionados para participar da prova.
A aplicação, com duração de três horas e meia, foi realizada no laboratório da escola com sistema rigoroso de segurança e foi totalmente feita em computador, abrangendo as áreas de leitura, matemática e ciências. O foco da prova é a leitura, área que possui maior número de questões. Também foram coletadas informações contextuais por meio de questionários online aplicados aos alunos, professores, diretores de escola. Esta é a primeira vez que os pais dos selecionados tiveram que responder a um questionário em papel.
O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e movimentou a escola. Para a realização, professores trabalharam junto aos alunos conteúdos básicos e temas atuais específicos da prova com questões referentes ao segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Além disso, os estudantes receberam formação e participaram de simulados desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM).
Para a diretora da escola, Cláudia Márcia de Melo Mattos e a adjunta Fátima Barreto Jeronymo, a avaliação foi bem recebida pela comunidade escolar. "Toda escola é muito comprometida. Contamos com 944 alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 78 professores. Nossos profissionais, estudantes e até os pais dos alunos ficaram muito envolvidos", pontuaram.
Diante da avaliação, serão produzidos indicadores que contribuem para a discussão da qualidade da educação nos países participantes. Os dados também vão permitir a comparação da atuação dos estudantes e do ambiente de aprendizagem entre diferentes países. A divulgação dos resultados será em 2019.
Pisa - Neste mês de maio, mais de 80 países aplicarão as provas da rede mundial de avaliação de desempenho escolar. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade prevista para conclusão da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O Pisa é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).