logo

Alunos de Macaé se apresentarão com Orquestra Sinfônica Brasileira

07/11/2016 16:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Apresentação do grupo do Colégio Paulo Freire acontece nesta terça, no Rio de Janeiro

Macaé será representada por cerca de 30 estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire (Lagomar) na terça-feira (8), em um concerto ao lado dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. A apresentação, que vai acontecer na Sala da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, será fechada ao público, terá a regência do maestro assistente Lee Mills e a participação dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio.

Os jovens músicos da rede municipal participam da Orquestra em Movimento, projeto que atende cerca de duas mil crianças de 42 escolas do Estado do Rio de Janeiro. A estreia na Sala da Cidade das Artes, junto com integrantes do Theatro Municipal, faz parte do encerramento do projeto, que possibilita aos iniciantes maior relação com a música.

A unidade municipal Paulo Freire é uma das únicas da região a participar da programação, que tem o objetivo de aproximar os estudantes da sala de concerto, incentivando assim os alunos nas aulas de flauta e coral. O projeto é desenvolvido pela Carnegie Hall, uma das mais importantes salas de espetáculos do mundo.

A garotada de Macaé faz parte de aulas de Iniciação Musical, ministrada pelo professor de Artes, Wiverson Cardoso. Muitos dos estudantes também participam da Banda da Escola, liderada pelo professor Felipe Oliveira.

A "Orquestra em Movimento" é um projeto pioneiro, que oferece ensino de flauta doce e canto para alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas, particulares e projetos sociais. Para fazer parte do projeto, os professores receberam material didático traduzido para o português e trabalharam, ao longo do ano, desenvolvendo a metodologia de acordo com o seu planejamento pedagógico.

Além disso, os professores das escolas frequentaram workshops promovidos pela Orquestra Sinfônica Brasileira nos meses de abril e setembro. Os cursos foram ministrados pelo professor Helder Parente.