logo

Alunos de Macaé se destacam no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18

01/07/2016 09:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Alunos-atletas da rede municipal despontam nos esportes

Em ritmo de Olimpíadas Rio-2016, alunos-atletas da rede municipal continuam despontando. A nova geração destaca estudantes do Ciep Municipalizado Maringá. Entre eles está Allan de Souza Xavier, 17 anos, que conquistou medalha de prata no lançamento do dardo no Campeonato Estadual de Atletismo sub 18, realizado no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro. Ele também foi premiado com quarto lugar do lançamento de disco.

Solene Martins de Paula, 14 anos, também se revelou na competição. A aluna foi convidada à disputar e ganhou medalha de ouro, conquistando a melhor marca de 33m88 do campeonato. Outros alunos-atletas que fizeram bonito na competição foram Thayane Ferreira da Costa (lançamento de disco) e Bianca Barreto (arremesso de peso).

O campeonato serviu como treinamento para atletas da unidade participarem dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 16 e 17 de julho, no Cefan. A etapa é classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, programação tradicional, que vai acontecer entre os dias 20 e 30 de setembro, em João Pessoa (PB). A expectativa, segundo o professor de Educação Física Hiller Franco, é classificar atletas para competição nacional e, desta fase, revelar alunos para representarem o município e o país na etapa Sul-Americana dos Jogos Escolares da Juventude.

Outra programação que também está movimentando os estudantes é a etapa regional dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro. A competição será nos dias 23 e 24 de julho, em Quissamã. A intenção é contar com cerca de 40 atletas representantes das escolas municipais Engenho da Praia, Carolina Curvello Benjamim e Maringá, em modalidades como voleibol, handebol e futsal.

Para as disputas, os estudantes treinam de segunda a sexta-feira, em horários diferenciados sob a orientação dos professores de Educação Física Hiller Franco e Leonardo Arêas.

Mais premiações - Paralelo ao Campeonato Estadual Sub-18, também foram despontados talentos na Giochi della Juventus, competição organizada em conjunto pela Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (Farj), Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan) e pelo Comitê Olímpico Italiano (Coni). A programação também realizada no Cefan foi idealizada na Itália e envolveu cerca de 200 atletas iniciantes na faixa de 11 a 13 anos. Deste total, 17 são competidores do Ciep Maringá que fizeram parte de seis provas masculinas e cinco femininas. Eles se destacaram em diversificadas provas. Um exemplo foi a modalidade salto em distância que premiou Kauã da Silva Lemos (ouro), Maurício Nascimento da Silva (bronze) e Breno Menezes Rodrigues. A competição de salto em altura masculino destacou Kauã da Silva Lemos (ouro) e Paulo Sérgio de Oliveira (prata).

Kauã Lemos da Silva também faturou medalha de ouro na competição de 80 metros com barreira masculino e na mesma modalidade feminino o destaque foi Micaela Silva que ganhou medalha de prata. Nesta prova, a medalha de bronze foi para Bruna Menezes Rodrigues. Outra modalidade foi arremesso de peso masculino com medalha de bronze para Paulo Henrique Macedo. A quinta colocação nos 80 metros rasos foi para Maurício Nascimento e Breno Menezes.


Fotos Relacionadas