logo

Alunos do Cláudio Moacyr participam de concurso internacional de cinema

12/04/2012 05:25:05 - Jornalista: Joice Trindade


Mais de 300 estudantes do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto, estão envolvidos na produção de textos para o Concurso Internacional Escola, Roteiro e Cinema. A programação, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), é uma ação do programa Mais Educação e conta com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. O prêmio para os vencedores será uma viagem à cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.

Os textos têm como tema “O lugar onde vivo” e foram produzidos por 14 turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Para isso, professores e a equipe pedagógica da unidade se mobilizaram em pesquisas, estudos e redações que apresentaram como foco principal “A história de Mota Coqueiro”. Este material, produzido pelos alunos, poderá servir como inscrição no concurso que necessita, além de um roteiro para um filme de curta-metragem de até três minutos, de uma sinopse e dos dados de identificação do autor, assim como da carta do diretor do colégio.

De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a iniciativa de participação em concursos como o “Escola, Roteiro e Cinema” é fundamental para estimular os jovens a escrever, expressar ideias e sentimentos, além de aproximá-los da cultura do cinema: “Iniciativas como estas servem para descobrir os talentos que estão na rede municipal de ensino. E, é papel da Educação, por meio das escolas, estimular o desenvolvimento destes alunos, para que cresçam, não só como talentos, mas como cidadãos também”, diz.

Entusiasmado o estudante do 8º ano, Tales Dimes, contou que ajudou na redação de um texto e está animado para que a produção seja uma das melhores: “Foi legal estudar sobre a história de Mota Coqueiro e escrever sobre o acontecido. Agora, vamos aguardar para que a produção seja escolhida e que se transforme no roteiro premiado”, destaca.

Diante dos 47 textos produzidos, uma comissão julgadora formada pelo publicitário, professor universitário e cineasta, Hélder Santana; a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares; e a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Claúdia Márcia Alves, selecionou as produções. Do total dos textos recebidos, a comissão destacou os 13 melhores, que serão encaminhados para uma nova escolha da comissão para que seja enviado e inscrito até o próximo domingo (15), no concurso.

Para os diretores da unidade, Nilton de Oliveira Cardoso Júnior e Tânia Regina da Silva Nunes, a participação do colégio no concurso contribui com a valorização, criatividade e interação dos alunos: “Esta é a oportunidade dos nossos alunos conhecerem e refletirem sobre a história de Macaé. Os estudantes estão tendo um novo olhar sobre a importância da leitura, escrita, pesquisa e interpretação”, ressalta Tânia.

Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, afirma que esta é a oportunidade para que os estudantes desenvolvam a criatividade aliada a diferentes linguagens: “Estamos satisfeitos com o trabalho dos estudantes”, finaliza.