Alunos do Colégio de Aplicação começam o ano celebrando o ensino com desafios
Foto: Divulgação
Aula inaugural do CAp Funemac
Alunos veteranos e calouros do Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura,mantido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), fizeram da aula inaugural uma verdadeira celebração ao ensino, na tarde desta quinta-feira (6), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Emocionados, eles emocionaram a plateia com suas historias de vida, do dia-a-dia no colégio, que tem regime de tempo integral, da união entre alunos, professores e demais funcionários. Falaram também das vezes que quase desistiram, mas foram em frente convictos do futuro que querem conquistar com educação de qualidade, dos amigos que se formaram ano passado, dos desafios que ainda têm de vencer e vencerão.
- Encontrei a Funemac com toda uma estrutura que reforça o trabalho que tem sido desenvolvido pela prefeitura para a sociedade: CAp, CMI (Centro Municipal de Idiomas), FeMass e também a UFF e a UFRJ. Esse conjunto dá mais vontade e força para trabalhar e é o que estamos fazendo desde o primeiro dia. O CAp é uma excelente escola e a Cidade Universitária também é de vocês e está aberta ao conhecimento e à pesquisa de todos. Nessa estrutura, o CAp tem todos os resultados para crescer ainda mais e ser ampliado. De novo parabenizo esta equipe e que a vida de vocês seja cheia de desafios com significados. E, como brilhantemente cantou o coral do CAp aqui: vamos nos permitir, destacou o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães.
No mesmo espaço, na aula inaugural, se encontraram alunos das 1ª à 3ª séries do CAp, que entra no quarto ano de atividades em busca de resultados ainda melhores, de acordo com a diretora geral, Wanessa Leal. A composição da mesa mostrou como o colégio lida com o respeito a todos reunindo na frente dos trabalhos da cerimônia o representante do Grêmio Estudantil do CAp, Pedro Faria; o representante do Conselho Escolar do colégio, Alex Macedo; a professora Daiana Andrade, representando os professores; a diretora Wanessa Leal e a vice-diretora, Sueli Santos; a diretora geral da FeMASS, Larissa Frossard; o superintendente Acadêmico da Funemac, Sérgio Netto; a subsecretária do Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, representando a Secretaria Municipal de Educação; o vereador Marcel Silvano, representante da Câmara Municipal; e o presidente da Funemac, Gleison Guimarães.
- O CAp oferece educação de qualidade, gratuitamente e, mais do que atividades para a formação acadêmica, o colégio prioriza a formação do ser humano como um todo, ressaltou a diretora. Ela lembrou que todos os alunos entram no CAp via processo de admissão por meio de provas e o ano letivo já começa fortalecido em nova sede, na rua Almirante Raimundo Corrêa, 151, Bairro Novo Cavaleiros.
A ex-aluna Jéssica Gabi, que se formou em dezembro passado no CAp e passou no vestibular para o curso de Geologia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), afirmou que no CAp os alunos estão preparados para vencer qualquer desafio. Outro que passou no vestibular é Victor Rangel, terceiro colocado no curso de Sistemas de Informação da FeMass, faculdade pública municipal de Macaé, que funciona na Cidade Universitária.
- É o curso que eu realmente quero e o CAp é, sem dúvida, o melhor colégio de Macaé, onde aprendemos a respeitar as diferenças e adquirimos conhecimento acadêmico e experiência para a vida. No CAp estamos preparados para o que queremos. As melhores pessoas e ensino encontramos no CAp. Os professores são apaixonados pelo que fazem e realmente acreditam na força da educação como transformadora de vidas, disse Jéssica.
A aula inaugural emocionou desde a abertura com a apresentação do coral do CAp, que cantou duas músicas, sendo uma Tempos Modernos, de Lulu Santos, cujo refrão “vamos nos permitir” foi trecho do discurso usado pelo presidente da Funemac para incentivar os alunos a alçarem seus voos por meio do aprendizado que recebem. O coral é um dos frutos das disciplinas eletivas oferecidas gratuitamente no CAp. O evento foi encerrado com todos de pé aplaudindo a instituição por tudo o que o colégio representa nas suas vidas.