logo

Alunos do Ensino Médio conhecem a Cidade Universitária

06/06/2014 11:23:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac - Comunicação

Depois de concluir o Ensino Médio, o sonho de João Vitor Ribeiro Lucas da Silva, 17 anos, aluno do terceiro ano da Escola Terra Nova Educacional, de Araruama, é fazer um curso superior que agora está mais perto e possível do que imaginava. Ele é um dos 160 alunos de escolas de Macaé, Casimiro de Abreu e Araruama que visitaram o polo universitário de Macaé, na quarta-feira (4), dentro do Conhecendo a Cidade Universitária, projeto da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

- Agora farei vestibular para este polo porque, além de ser perto da minha casa, achei o campus muito organizado, uma iniciativa inovadora na região, com uma faculdade municipal e duas federais no mesmo espaço – disse João Vitor, morador de Araruama. Também visitaram a Cidade Universitária alunos da Escola Positivo, de Barra de São João (Casimiro de Abreu), e do Colégio de Aplicação CAp, da prefeitura.

No Laboratório Integrado: Cuidado em Saúde à Mulher, Ensino, Habilidades, Simulação, da UFRJ, os alunos ficaram impressionados com a simulação de um parto natural feita pelos professores do curso de Enfermagem Gênesis Barbosa e Raquel Paiva. Os alunos fizeram visita guiada em todo o campus, conheceram o funcionamento de outros laboratórios e participaram de palestra, no auditório Cláudio Ulpiano, onde o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, apresentou a fundação e o polo desde a criação.

O laboratório de Anatomia, também dos cursos de Saúde da UFRJ, chamou a atenção dos alunos com as peças plastinadas dos órgãos humanos, como coração, pâncreas, estômago e outras, além de esqueleto e até um corpo. As explicações aos visitantes foram dadas pelo técnico de Anatomia, Milton Madeira. Alunos dos últimos períodos da FeMASS e da UFF falaram aos visitantes sobre suas experiências acadêmicas e com o mercado de trabalho e professores também acompanharam os alunos de fora.

O projeto Conhecendo a Cidade Universitária é desenvolvido pelo Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac. O objetivo é mostrar aos alunos de escolas do Ensino Médio tudo o que campus oferece e, dessa forma, contribuir para a escolha deles na hora de realizar o sonho de entrar na universidade. A Cidade Universitária oferece, gratuitamente, 17 cursos nas três instituições de ensino superior e está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.