logo

Alunos participam da última etapa de avaliação estadual

22/10/2015 16:21:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Mais de quatro mil alunos da rede municipal participaram do Sistema de Avaliação da Educação

Mais de quatro mil alunos da rede municipal participaram, nesta quinta-feira (22), a última etapa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). O exame é uma prévia da Prova Brasil, prevista para acontecer na primeira quinzena de novembro. A prova foi aplicada para alunos do 5º e 9º ano em 53 escolas municipais.

Fizeram parte do Saerj 2.774 estudantes do 5º ano de escolaridade e 1.619 alunos do 9º ano. Eles responderam 40 questões com conteúdos enfocados no decorrer de todo ano letivo referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (competência à leitura) e Matemática (resolução de problemas).

Aplicada por professores das unidades municipais, o objetivo do Saerj é monitorar o padrão de qualidade da educação, por meio do diagnóstico.

Instituído pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o Saerj também tem como finalidade colaborar com a melhoria da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.

O Saerj movimentou unidades como a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar (Centro), Interagir (Centro) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). Na lista também está o Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). Mais de 150 estudantes foram avaliados no Saerj, que foi alvo de elogios da maior parte dos estudantes.

Entre eles estão os estudantes do 9º ano, André Macedo e Breno Ferreira. Ambos que aprovaram a avaliação. “Gostamos. Foi muito fácil, principalmente Matemática. Esta prova é boa para testar nossos conhecimentos, já que vamos fazer provas para o Instituto Federal Fluminense (IFF) e Colégio Aplicação (CAp)”, observou Breno, que pretende se dedicar à área de Engenharia.

Para a professora de Inglês, Vera Lúcia de Almeida, que aplicou a prova, a avaliação servirá para traçar estratégias pedagógicas diante dos resultados dos alunos. "Provas como estas servem como diagnóstico do ensino", finalizou.


Fotos Relacionadas