logo

Alunos participam de feiras de ciências nas escolas

21/08/2018 13:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Colégio Maria Letícia sediou feira de ciências com trabalhos sobre uso da Matemática no cotidiano

Alunos das escolas municipais participam até o final deste mês da programação das feiras de ciências. Os melhores trabalhos são selecionados para participação na Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), que vai acontecer no dia 10 de setembro, na Cidade Universitária.

Para participar da programação, a coordenação do evento sugeriu que fossem elaborados trabalhos com o tema "Ciência para redução das desigualdades", que está relacionado aos objetivos do desenvolvimento sustentável estipulado pelas Nações Unidas.

Com 793 alunos, o Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros) realizou o evento na quadra. Em meio a maquetes, engenhocas e trabalhos frutos de pesquisas coletivas e individuais, a programação mobilizou os estudantes, que tiveram apoio dos professores orientadores das áreas de Ciências e Geografia. Na ocasião, eles foram avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais da escola.

Foram destacados temas como "Saneamento Básico em Macaé", "Pássaros da Fauna Macaense", "Vacina", "Racismo", "Planetas", "Água" , além de "Sistema Solar", que foi apresentado pelos alunos João Pedro dos Santos, Caroline Ximenes e Manoela Guedes. "Foi muito bom pesquisar a respeito desse tema e a importância da preservação do nosso planeta", destacou João Pedro.

A programação também atraiu o interesse de alunos e familiares. João Victor de Oliveira ressaltou o aprendizado com a atividade. "Gostei muito de tudo. Esse é meu primeiro ano na escola", contou o aluno do sexto ano.

Já Jocilane Cardoso de Azeredo fez questão de comparecer à escola para incentivar o filho, João Victor Azeredo e o colega de turma Caio Silva. "Estou muito orgulhosa. Vi que a dupla realmente se dedicou. Eles criaram a maquete e se empenharam muito ao reproduzir a cidade de Macaé", afirmou.

Escolas incentivam pesquisa com uso da Matemática

Assim como no ano letivo de 2017, a ênfase da Feira de Ciências será a temática "A Matemática está em tudo", com produções de experiências que tratem a disciplina como linguagem, levando em conta o biênio 2017-2018 com incentivo da inclusão das atividades no campo de pesquisas.

De acordo com a Secretária de Educação, Leila Clemente, a Feira de Ciências contribui com competências que permitem compreender o mundo utilizando pesquisas e conhecimentos voltados para questões como sustentabilidade e desigualdade.

As melhores apresentações na Fecimac serão escolhidas para participar da XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O evento está previsto para acontecer nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro na sede do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)/Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.

A feira reúne estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, Médio e técnico, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos em diversas áreas das ciências.


Fotos Relacionadas