logo

Alunos participam de projeto que une literatura e artes

09/09/2015 16:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Nesta quinta-feira (10), a programação será realizada na unidade municipal Almir Francisco Lapa

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam até o dia 8 de outubro das oficinas artístico-literárias do "1001 Histórias com Arte". Cerca de mil alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano de escolaridade se integram ao projeto patrocinado pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT Macaé) e Auto Viação 1001 em parceria com a Secretaria de Educação. Nesta quinta-feira (10), a programação será realizada na unidade municipal Almir Francisco Lapa (Aeroporto). A previsão é que o projeto se estenda na unidade até a próxima terça-feira (15), nos turnos da manhã e da tarde.

Em Macaé, são ministradas 40 oficinas com atividades orientadas por educadores, que utilizam como suporte livros para trabalhar poesia, literatura de cordel, aquarela, xilogravura e escultura. Os alunos produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades que valorizam os sentimentos, as percepções e a atenção visual. Nesta quarta-feira (9), o projeto integrou cerca de 70 alunos da Escola Municipal Aterrado do Imburo.

A ocasião foi marcada pela alegria dos alunos que fizeram parte da oficina de xilogravura e assistiram à contação de histórias com o gênero de cordel. Entre os alunos participantes estavam Lara Gomes Coelho, Edna Prates Cruz e Maria Eduarda da Silva. “Gostamos muito do ônibus e das historias. Nunca vou esquecer desse dia”, contou Lara.

A diretora adjunta, Simone da Silva, e a professora Liliane Santos Machado elogiaram a programação. “Nossos alunos merecem participar de atividades como estas, que vão contribuir com o desenvolvimento do ensino”, ressaltaram.

Abertura - Nesta terça-feira (8), o projeto foi lançado no auditório da SIT Macaé, situado na Ajuda. A solenidade contou com as presenças do Secretário de Educação, Guto Garcia e da subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins.

Segundo Guto Garcia, o projeto, que é patrocinado via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, é mais uma oportunidade para reforçar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. “Ações em prol das manifestações culturais são essenciais para a formação integral do estudante”, disse.

Mais escolas - Até o dia 8 de outubro, o “1001 Historias com Arte” segue nas escolas municipais da área central e Serra. A programação, que tem um cronograma específico, vai atender estudantes das unidades municipais Almir Francisco Lapa, Onilda Maria da Costa, Paulo Freire, Leonel de Moura Brizola, Eda Daflon, Fazenda Santa Maria, Joaquim Luiz Freire, São Sebastião dos Quarenta e Carolina Curvello Benjamin. A previsão é que no final do projeto, seja realizada, no Instituto JCA, em Niterói, uma exposição e o lançamento de um livro-catálogo com DVD, onde serão apresentadas as práticas pedagógicas adotadas. Todo o material será distribuído, gratuitamente, para escolas e bibliotecas públicas.