'Anima Escola' estimula criatividade nos alunos
Levar a linguagem da animação para as escolas municipais. Esta é a finalidade da rede municipal de ensino, que vai distribuir a partir da próxima quarta-feira (25) materiais informativos sobre o projeto "Anima Escola". A intenção é sensibilizar os profissionais da Educação para que conheçam o trabalho, que oferece cursos e oficinas para produção de filmes de animação.
A metodologia, que abrange uma forma lúdica para a produção de filmes animados, visa estimular o desenvolvimento de diversas habilidades e competências para o crescimento de estudantes do ensino municipal, como criatividade, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.
O curso é fruto de uma parceria da secretaria de Educação e os projetos Anima Mundi e Anima Escola e conta com apoio da International Business Machines (IBM). O quantitativo de vagas ainda está sendo definido. No entanto, a programação será dirigida a profissionais da Educação que apresentarem pré-requisitos como conhecimento básico de informática. Eles também terão que se comprometer em desenvolver projetos e replicar os conhecimentos adquiridos no ano letivo de 2014.
A previsão da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes é abrir inscrições on line na primeira semana do mês outubro. Já os encontros presenciais devem acontecer nos dias 16, 17, 18, 24 e 25 de outubro. As aulas a distância serão iniciadas no dia 28 de outubro. No mês de dezembro os participantes terão que apresentar as produções.
Outras propostas do Anima Escola são oferecer subsídios para a construção de novas práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação de qualidade; possibilitar novos modos de produção de conhecimento e difundir a arte da animação, descobrindo e estimulando novos talentos.