logo

Bandas escolares da rede municipal se preparam para desfile cívico

09/07/2014 13:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

As bandas escolares prometem inovar com adereços e musicalidade especial durante o desfile

Mesmo em recesso escolar, que termina no final desta semana, as bandas escolares da rede municipal ensaiam para o desfile cívico militar dos 201 anos da criação da Vila de Macaé. Com o objetivo de fazer bonito, os integrantes das bandas e outros representantes, que farão parte da programação vão ensaiar a partir do dia 21, na sede do Forte Marechal Hermes. O desfile está marcado para o dia 29, às 10h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. A concentração será, às 8h30, na Avenida Agenor Caldas, que fica no mesmo bairro.

No evento, as bandas escolares prometem inovar com adereços e musicalidade especial. Entre elas está a banda do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, selecionada para participar neste mesmo período do Campeonato Mundial de Bandas, em Atibaia, São Paulo. Também vão animar o desfile as corporações musicais das unidades municipais Carolina Curvello Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Claudio Moacyr de Azevedo.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, o projeto Bandas Escolares está dando certo. “Com o trabalho, a rede municipal tem intenção de promover o desenvolvimento social e cultural do estudante, fortalecer o senso estético, percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e criatividade. “Estamos orgulhosos. Hoje, a banda municipal da Secretaria de Educação, formada por instrutores das escolas municipais, se destaca não apenas em eventos do município e da região. A intenção é cada vez mais despertar o interesse dos estudantes e da comunidade escolar a participar do projeto”, ressalta.

Já o coordenador das bandas escolares, Luís Carlos Pereira, confirma que os estudantes estão empenhados. “Além da musicalidade, as unidades municipais se dedicam quanto ao modo de apresentação do desfile. Os estudantes do Colégio Municipal Teotônio Ferreira de Luna, na Virgem Santa, estão entre os mais animados”, conta. O instrutor comenta ainda, que a programação do desfile será especial não apenas para o município, mas para estudantes e profissionais da escola. “A intenção é despertar o interesse nos jovens a participarem de bandas de percussão e também revelar talentos e habilidades”, diz Carlos Pereira.

Bandas - A rede municipal desenvolve o projeto Bandas Escolares com objetivo de estimular e promover o intercâmbio cultural e artístico dos 16 instrutores concursados. Com a atuação deles, o projeto visa promover apresentações em vários espaços, além dos escolares, e ainda incentivar a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar. As bandas ensaiam nas dependências das unidades municipais com equipamentos oferecidos pela rede municipal de ensino. Para fazer parte das bandas de tambores e percussão, os alunos devem frequentar regularmente as aulas.