Cidadania Cultural realiza evento na Praça Veríssimo de Mello
Foto: Divulgação
Para crianças, ser feliz é ter amigos, familiares, professores e a escola
Na última semana foi realizada mais uma edição do "Cidadania Cultural", organizado pela prefeitura, por meio do programa Cidadania & Direitos Humanos, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), secretarias de Educação e Assistência Social, Espaços de Convivência & Cultura do Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde, Câmara Permanente de Gestão (CPG) e Fundação Educacional de Macaé (Funemac). As atividades foram promovidas na Praça Veríssimo de Melo.
O tema debatido foi "O que é a felicidade?". Crianças, adultos e artistas da cidade se expressaram sobre o que é ser feliz em meio à sociedade de consumo. A ação contou com a participação de cerca de 300 pessoas que presenciaram inúmeras crianças expressando que a felicidade maior é ter pessoas ao lado. Uma grande fila se formou e muitas crianças afirmaram que a maior riqueza da vida é ter um amigo, familiares, professores e a escola. Vários adultos ressaltaram que não esperavam essa maturidade das crianças.
A conclusão dos organizadores do evento é que o cultivo do sentido ético já está dentro de cada criança, de cada jovem e de cada adulto. "É preciso, sobretudo, preservar o caminho de uma educação que não se feche e se restrinja aos conteúdos programáticos, mas, por sua vez, para o cultivo diário do diálogo como a principal tecnologia social de transformação das mentes, dos corações, do sentido pleno do que seja uma sociedade, de direito e de fato, democrática", explica o coordenador do Cidadania & Direitos Humanos da prefeitura, Paulo de Tarso.