Cidade Universitária adere ao 'Outubro Rosa'
A campanha “Outubro Rosa”, da prefeitura, está mobilizando os diversos setores da Cidade Universitária no alerta à população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a partir da próxima terça-feira (1º de outubro) e até o fim do mês, estará iluminada com a cor da campanha.
Além disso, haverá panfletagem com as orientações sobre o autoexame e intervenções culturais dentro do campus. As ações na Funemac são articuladas pela Coordenação de Cultura, com empenho do produtor cultural Norberto Bacelar e sua equipe, junto com alunos do curso de Enfermagem da UFRJ-Macaé.
No início do mês, o prefeito Dr. Aluízio inaugurou o Centro Oncológico de Macaé, que funciona no Hospital São João Batista. A campanha de prevenção no município, que está sendo organizada pelas equipes da Coordenação de Enfermagem, Vigilância em Saúde e Programa da Mulher, busca alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer porque é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Durante todo o mês, os postos de saúde orientam o público com palestras nas salas de espera, além de promoverem a distribuição de folders explicativos sobre a doença. De acordo com dados da Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, foram realizados no mês de agosto 622 mamografias.
O movimento Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, e ganhou adesão em todo o mundo. Em Macaé, o trabalho de prevenção do câncer de mama é realizado em todas as unidades de saúde e os casos suspeitos são encaminhados para as unidades de referência que contam com médico mastologista. As unidades são Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc Aroeira) e o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.