logo

Ciep Maringá encerra ano letivo com medalhas

22/12/2017 14:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Alunos-atletas do Ciep Maringá ganham medalhas em campeonato do Profesp

O final do ano letivo para os alunos do Ciep Maringá, participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp), foi marcado pela conquista de medalhas nas Olimpíadas do Profesp-2017. A programação, realizada recentemente em Juiz de Fora (MG), contou com competições de atletismo, corrida de orientações, cabo de guerra, futebol, vôlei e natação com a participação de 15 quartéis do país.

Vinte alunos atletas representaram Macaé. De um total de nove provas, a equipe venceu oito competições. Eles ganharam nas modalidade de futsal masculino e ainda em outras disputas. Entre os vencedores estão irmãos Lucas Rezende e Thiago Rezende. Lucas é campeão no salto em altura e no salto em distância e salto em altura, na categoria sub-16 e 200 metros rasos. Já Thiago ganhou a competição de salto em altura e no salto em distância, na categoria sub-13. Na lista também está Ryan Gonçalves campeão dos 50 metros.

Também se destacaram nas Olimpíadas Profesp-2017 as estudantes Maria Eduarda Viana, 4º lugar no salto em distância, Sabrina Santos Guimarães ganhadora do 4º lugar, no salto em altura. Outro destaque foi da equipe do revezamento na prova 4x100 metros, com os alunos Solene Martins Thiago Cardoso, Kemylle Araújo e Maurício Nascimento.

Outros destaques foram as atletas Maria Eduarda Viana e Suellem Martins de Paulo de atletismo e corrida de orientação, respectivamente. Os representantes de Macaé também ficaram em terceiro lugar no cabo de guerra.

Esta é a primeira vez que os integrantes do programa participaram de uma competição do Profesp. Acompanhados pelo professor Marcelo da Silva Machado, os alunos fizeram bonito e afirmaram que desejam se dedicar ainda mais à atividade no próximo ano letivo. Entre eles, estão Kamylle Araújo, Lívia Chagas, Maria Eduarda Viana, Thais Pereira e Suellen Martins.

As alunas na faixa de 13 aos 17 anos elogiam o atletismo e admitem que querem se tornar atletas de ponta."Me encontrei como atleta. Melhorei minhas notas. Tenho uma outra visão de mundo. Quero estudar bastante e me tornar uma atleta reconhecida”, explicou Kamylle.

Segundo o professor de Educação Física, Hiller Franco, além de ser uma oportunidade de interação, a programação também revela talentos. "Ficamos muito satisfeitos com as medalhas. Agradecemos pelo apoio do sargento do Exército, Marcelo Andrade e ao major Rodrigo Calado, pela parceria que tem surtido resultados positivos”, pontua.

Profesp

Braço do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, o Profesp é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e de Esportes. O objetivo é democratizar o acesso ao esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em Macaé, o programa é desenvolvido no Forte Marechal Hermes e oferece atletismo, futebol society, corrida de orientação e voleibol para alunos na faixa de 10 a 16 anos do Ciep Municipal Maringá, Escola Municipal Alvarez Parada e Colégio Municipal Letícia Peçanha Aguiar.

Reconhecido internacionalmente, o Profesp consegue garimpar vários talentos, que integram projetos olímpicos e até fizeram parte das Olimpíadas Rio 2016.

Celeiro de Atletas

O Ciep Municipal Maringá é reconhecido como celeiro de atletas. Em Macaé, o projeto conta com 80 participantes. Para contribuir com o melhor rendimento dos estudantes-atletas passam por uma bateria de testes de velocidade, agilidade, potência e resistência. Além disso, após o período de festas de final do ano, os estudantes vão se reunir para treinar, na praia Campista, a partir do dia 22 de janeiro. O treinamento de base será às segundas, quartas e sextas, às 15h.

O projeto conta com a atuação dos professores Hiller Franco, Bruno Vitorino e Leonardo Areas. Para fazer parte das disputas, os alunos treinam de segunda a sexta-feira, nas dependências do colégio.

O professor Hiller Franco ressaltou que o projeto está se consolidando no cenário nacional destacando êxito e classificações, que asseguram que os estudantes competidores da rede municipal participem das melhores competições do país. “Nossos alunos conquistaram diversas medalhas. Este ano foi inesquecível! Os estudantes-atletas tiveram êxito em competições nacionais como em São Bernardo do Campo, Bragança Paulista, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Todos nossos títulos são sinônimo de luta e dedicação com rifas, vaquinhas e envolvimento da comunidade escolar”, finaliza.


Fotos Relacionadas