Colégio de Aplicação realiza Projeto Profissões
Foto: Divulgação
Objetivo dos encontros é facilitar a futura escolha profissional dos alunos
Começou, esta semana, mais uma edição do Projeto Profissões do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac). O intuito é prover meios para que os alunos estejam aptos a escolherem suas futuras profissões por intermédio de relatos e experiências de profissionais de segmentos diversos.
O Projeto, que existe desde 2010, acontece duas vezes ao ano para os alunos das três séries do Ensino Médio, divididos em etapas. O 1° ano participa de mesa redonda com os professores, que compartilham suas experiências acadêmicas, assistem filmes para reflexão e atividade didática; o 2° ano recebem palestras com profissionais e visitam feiras; já o 3º ano faz mesa redonda com universitários, conhecem empresas e universidades.
Para abrir mais uma edição, o presidente da Fundação Educacional de Macaé, Gleison Guimarães, levou sua experiência como médico para os jovens do 2º ano.
- Todas as profissões têm seu brilho, e escolher uma é tarefa difícil. O principal é saber escolher aquela que te trará prazer e o faça feliz. Como médico, faço o convite para que todos possam acompanhar, por pelo menos um dia, a rotina dentro de um hospital - declarou, Gleison.
Para ajudar a descortinar os sonhos e as dúvidas frequentes, o CAp conta com a orientação de um psicólogo, como explica Else Tinoco, professora e coordenadora do Projeto. "A orientação vocacional é de extrema utilidade para nossos alunos por possibilitar o direcionamento entre tantas novas profissões que surgem a cada momento", contou.
Para Fernanda Oliveira, 17 anos, participar do Projeto Profissões ajuda a conhecer e escolher sua futura profissão. "Aqui posso aprofundar o conhecimento e tirar dúvidas com os que atuam na área. É um leque de oportunidades que o CAp nos apresenta", disse.
De acordo com Wíverson Cardosoro, professor e coordenador do Projeto, profissionais da área de engenharia, jornalismo e advocacia estão confirmados para palestrar nesta edição.
Inscrições para o CAp encerram com mais de 700 candidatos
A procura por uma das 80 vagas do CAp comprovou a referência em aprendizado que a unidade conquistou ao longo dos anos. O colégio é o sétimo colocado no ranking entre escolas públicas e privadas de Macaé, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em agosto deste ano. Encerradas nesta segunda-feira (14), as inscrições para o processo seletivo foram feitas por 736 candidatos.
A prova acontecerá no dia 8 de novembro, de 9h às 13h, na Cidade Universitária. O gabarito será divulgado no endereço eletrônico http://www.macae.rj.gov.br/funemac/conteudo/titulo/admissao-cap-funemac, no dia 9 de novembro de 2015, a partir das 17 horas.
As vagas serão preenchidas por candidatos a 1ª série do Ensino Médio, sendo 80% para alunos oriundos da rede pública municipal e 20% para os demais alunos. O mesmo padrão será aplicado para os candidatos a 2ª série do Ensino Médio, que passarão a receber aulas em horário integral.
O CAp é vinculado à Funemac, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está situado na Alameda Raimundo Correa, 151, Novo Cavaleiros.