Colégio Elza Ibrahim realiza Conferência de Meio Ambiente na Escola
Foto: Arquivo Secom
Colégio Municipal Professora Elza Ibrahin sedia a partir das 8 horas, neste sábado, evento sobre sustentabilidade
Estudantes, professores da rede municipal e demais interessados podem participar no sábado (31) da Conferência de Meio Ambiente na Escola. A programação vai acontecer no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahin a partir das 8h. A unidade é situada na Estrada do Incra, sem número, Ajuda de Baixo.
O tema do evento é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O objetivo é aprofundar debates sobre sustentabilidade, com a proximidade da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada no período de 10 a 14 de outubro. A programação contará com a participação de cerca de 700 estudantes delegados, na faixa de 11 a 14 anos, provenientes de todos os estados.
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é destinada aos alunos de Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas, assim como as unidades de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. A finalidade é mobilizar toda a comunidade escolar.
Para realizar a programação, no decorrer desta semana, a unidade municipal formou a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA. A abertura dos trabalhos contou com representantes das secretarias municipais de Educação, Ambiente, Agenda 21, Gabinete do Vice-Prefeito, Guarda Ambiental, Ong Casa do Caminho, alunos, funcionários, pais e diretores.
Foram levantadas propostas como a implementação da horta escolar e do projeto Parque Recreativo e Ecológico da Ajuda (PREA), assuntos que serão abordados no próximo sábado. Além disso, para aprofundar os debates, a escola também elaborou um projeto de ação para ser colocado em prática após o evento. Estão sendo desenvolvidas nas salas de aula atividades com ênfase na sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dentro dos subtemas água, ar, fogo.
Segundo a Coordenação de Meio Ambiente da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, o evento municipal é preparatório para a etapa nacional. “A programação tem a intenção de reforçar o diálogo sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.