Colégio Municipal Engenho da Praia recebe prêmio do concurso do livro didático
Foto: Maurício Porão
A entrega da premiação aconteceu nesta quarta-feira (8)
O Colégio Municipal Engenho da Praia teve uma tarde diferente nesta quarta-feira (8). A unidade recebeu da coordenação do Programa do Livro Didático da rede municipal de ensino a premiação do concurso educativo “Com minha escola aprendo a utilizar e devolver o livro didático”, que teve como intenção sensibilizar as escolas municipais para a consciência do cuidar. A escola selecionada recebeu homenagens, kits educativos e uma premiação simbólica de honra ao mérito. A finalidade do concurso é reforçar campanhas educativas nas escolas municipais, direcionadas à utilização, conservação e devolução do livro. Fizeram parte da programação, escolas municipais que abrangem o primeiro segmento (1º ao 5º ano) e o segundo segmento (6º ao 9º ano).
Durante o concurso, foram avaliadas atividades pedagógicas que poderão fazer parte dos planos de ação, como práticas para recebimento dos livros, conservação dos exemplares didáticos que os alunos estão utilizando, controle de entrega e devolução. Os slogans premiados foram das estudantes Bruna Caetano de Paula e Thais Santos da Conceição de Souza, com as respectivas frases “O livro didático pode mudar pensamentos, mudar a leitura e até a própria pessoa” e “Na minha escola eu aprendo a cuidar e conservar o Livro Didático, com ele vou longe”. Orgulhosa, a aluna do 7º ano, Thaís Santos, contou que adora estudar, principalmente as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. “Nunca vou esquecer desta premiação”, falou acompanhada da tia, Renata Santos.
Já a educadora da unidade premiada pelo controle da utilização e conservação do livro didático é a professora de Língua Portuguesa, Jane Lúcia Moreira Belido. "Trabalhar em prol do Livro Didático é muito importante. Esta sensibilização com os alunos alcança resultados positivos", contou a professora das turmas de 8º e 9º ano. A premiação também se estendeu aos responsáveis pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no Engenho da Praia, Elsa de Azevedo Silva e Sandra Alves de Azevedo.
As diretoras da unidade, Ivone de Jesus e Iara Fragoso, também foram contempladas pelo concurso com um kit pedagógico e certificado de honra ao mérito. “O livro didático é importante para a Educação. A escola é um caminho primordial da vida, por isso campanhas que visam a conservação do livro são alvos de engajamento de toda a nossa equipe. Todos estão de parabéns!”, falou Ivone.
Estiveram presentes na premiação, a representante da Subsecretaria de Ensino Fundamental, Ângela Veiga e a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, que representou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz. “Fico feliz de ver o empenho da equipe do Livro Didático e dos dirigentes e profissionais do Engenho da Praia. O livro contribui na ampliação de horizontes e processo de conhecimento”, ressaltou.
Emocionada, a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Thomaz, agradeceu o empenho da equipe e dos profissionais da escola vencedora. “A intenção do concurso é incentivar a reflexão de que o acesso ao livro didático, que é um bem público, é um direito de todos. No entanto, é dever dos estudantes cuidar do livro para o outro usar. Esta é mais uma forma de contribuir na amenização dos impactos causados pelo destino inadequado de materiais, que não serão utilizados”, disse.