logo

Começa estudo para criação de plano de capacitação educacional

06/11/2015 09:19:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Estatuto da Criança e do Adolescente é um dos assuntos discutidos

Para criar um plano de capacitação, voltado aos profissionais que atuam na rede municipal de ensino, foi realizado, nesta quinta-feira (5), o primeiro encontro entre representantes da Educação, Procuradoria, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

O plano é uma ação da gestão municipal que resultará em fóruns, debates e palestras com profissionais de diversos órgãos. Além disso, o intuito é promover a integração entre a família e a escola e, ainda, o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a pasta irá intensificar o relacionamento entre famílias e escola e, também, estabelecer normas e procedimentos para atuar, preventivamente, nas situações adversas nas escolas.

- Devemos, como responsáveis pelas políticas públicas da educação, propor ações coordenadas que busquem integrar a família e a escola, mas sem misturar os seus diferenciados papéis. É importante que os professores entendam o público com o qual atuam e como está organizada a família contemporânea. Também a família deve compreender a missão e as propostas da escola e dela participarem -, defendeu Guto.

O secretário anunciou ainda, a inauguração no dia 12, do Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Macaé, que funcionará no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, onde vários cursos de capacitação serão oferecidos aos profissionais da rede de ensino.

O presidente do CMDCA, Marcelo Maurício dos Santos, frisou o desafio dos profissionais da educação. "O trabalho do professor hoje, é um grande desafio. A melhor forma de exercer seu ofício é saber como lidar com as adversidades do dia a dia", observou. No dia 18, haverá um encontro com os profissionais da rede com a presença de promotora de Justiça, Rejane Cristina Dias.

Já o conselheiro tutelar, Stênio Barcelos, pontuou as atribuições do Conselho Tutelar e o seu papel na garantia dos direitos da criança e do adolescente. No final do encontro, dirigentes municipais e profissionais da Educação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e receber esclarecimentos quanto à atuação no ambiente escolar.


Fotos Relacionadas