Comitê de Mobilização Social é formado em Macaé
O I Encontro Municipal de Mobilização Social pela Educação Pública de Macaé já rendeu resultados positivos para Macaé. Nesta sexta-feira (22), durante o encerramento da oficina, foi formado o Comitê Municipal de Mobilização Social. A programação, que aconteceu no auditório Cláudio Ulpiano, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), integrou dirigentes municipais e representantes da sociedade civil que desejam ser agentes mobilizadores.
Macaé é o único município que instituiu o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, previsto na lei municipal 3.769-2012. Hoje a oficina abordou os temas “Território de atuação: quem iremos mobilizar?” e “Elaboração do Plano de Ação: estratégia de interação família-escola-comunidade, tendo em vista o Plano de Metas – Compromisso todos pela Educação”. Os participantes se dividiram em cinco grupos e formularam um plano de trabalho focado no Plano Nacional de Educação.
A intenção, segundo a palestrante, representante do Ministério da Educação e coordenadora Nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivanete Oliveira dos Santos, é colocar em prática as estratégias elaboradas para reforçar, no município, a aproximação dos pais e responsáveis na unidade municipal.
A oficina contou ainda com o representante do Instituto Federal Fluminense (UFF), coordenador estadual e integrante do Comitê da Baixada Fluminense, David Francisco Arcenio. “O envolvimento de diretores de escolas e representantes de setores diversificados promete reforçar a proposta da melhoria da qualidade do ensino”, explicou.
O Encontro Municipal trabalha com propostas como fomentar a participação familiar diante da responsabilidade na vida escolar; construir, fomentar e divulgar projetos e ações de mobilização; sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social; divulgar dados sobre a educação; despertar vários segmentos da sociedade; além do interesse e comprometimento social na afirmação do direito da população.
A oficina contou com a participação de representantes de secretarias como Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Coordenadorias Extraordinárias de Igualdade Racial e Políticas Sobre Drogas, além da Agenda 21. Também fizeram parte do encontro as subsecretárias de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro; Administrativa, Ana Lúcia Fidalgo; Infantil, Cristina Burle; e de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto.
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, observou que o evento se consolidou como um espaço voltado para democracia no ambiente escolar. “Este momento foi especial para tratar de ideias e acolher sugestões em prol do elo maior entre a escola e a comunidade escolar, contribuindo assim para o melhor desempenho dos estudantes e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, finalizou.