logo

Concentração e superação marcam Campeonato Macaense de Xadrez Relâmpago

30/06/2016 18:46:00 - Jornalista: Joiciana Hotz

Foto: Divulgação

Campeonato reuniu 24 competidores na Cidade Universitária

O 4° Campeonato Macaense de Xadrez Relâmpago, realizado na Cidade Universitária, na noite da última terça-feira (28), reuniu 24 competidores para mais uma disputa. O evento faz parte do projeto Tabuleiro Universitário - Xadrez para Todos desenvolvido em parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), por meio da Unilivre, com o Clube Macaense de Xadrez (CMX).

Além dos alunos do curso de xadrez, participaram os alunos do Colégio Municipal Botafogo, jogadores de Macaé e região. Os três primeiros colocados receberam medalhas.

O campeonato relâmpago tem esse nome porque é uma modalidade ágil, com duração de 10 minutos. O presidente do CMX, Vitor Neves, informou que as partidas foram monitoradas pelo sistema suíço que possibilita aos jogadores disputar com os que mais possuem pontuação.

A professora do Colégio Municipal Botafogo, Greice Bony, trouxe um grupo de alunos para conhecer a dinâmica do campeonato.

- Os alunos estão jogando pela primeira vez com um relógio e isso é fantástico. O Espaço Tabuleiro Universitário está proporcionando um mundo novo para nossos adolescentes. Eles nunca mais serão os mesmos. O xadrez tem esse poder. Muitos dizem que jogam desde pequenos e tenho certeza de que daqui a 40 anos eles dirão a mesma coisa porque quem joga não para, desde os mais competitivos aos que preferem a prática pedagógica -, enfatizou a professora.

Pela primeira vez participando de um campeonato fora do ambiente escolar, a aluna Júlia Magalhães, 14 anos, buscou aprender com os competidores mais avançados e levar a técnica para os demais colegas de sala de aula.

- A minha expectativa não foi ganhar, mas aprender, me divertir e melhorar o desempenho nos jogos de xadrez que fazemos no colégio.

Inaugurado em setembro do ano passado, o projeto Tabuleiro Universitário - Xadrez para Todos foi criado com o intuito de promover o contato da população com o esporte e oferecer cursos para enxadristas iniciantes e intermediários.

A Unilivre é do Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac, situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.