Concertos Didáticos encerra edição 2014
Foto: João Barreto
A apresentação aconteceu nesta terça-feira (23)
Os alunos das unidades municipais Engenho da Praia e de Educação Infantil Esméria Pereira Reid dos Santos participaram, nesta terça-feira (23), da última edição do projeto "Concertos Didáticos-2014". A programação foi marcada pelas apresentações dos estilos literários romantismo e modernismo. O objetivo do projeto é democratizar a arte da música erudita e permitir que o estilo faça parte do cotidiano dos estudantes. Foram apresentações de música erudita, instrumental e canto lírico - presente em trilhas sonoras de filmes, desenhos animados e outras programações.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o evento se consolidou em reforçar ainda mais a aprendizagem dos alunos. Além de assistir ao concerto, os estudantes vão desenvolver, no decorrer desta semana, nas salas de aula, pesquisas e estudos específicos sobre as duas épocas literárias.
Durante a última programação a companhia responsável apresentou, no repertório, canções de compositores consagrados como Pixinguinha, Ari Barroso, Ernesto Nazareth e Villa Lobos. O final do evento foi marcado pelas marchinhas de carnaval da compositora Chiquinha Gonzaga, que fez o público cantar e dançar com confetes e serpentinas.
- O concerto didático é maraviloso. Quando terminar o Ensino Fundamental quero aprender a tocar flauta. Amei todo o projeto -, disse Caroline Ribeiro, de 13 anos, da turma de 6º ano de escolaridade.
Apresentado pela Companhia Musicatto, a edição apresentou canções como “Odeon”, “Carinhoso”, “O ticotico no fubá”, “O corta jaca” e “Aquarela do Brasil”. A companhia conta com os músicos Sarah Cesário (primeiro violino), Iago Crispim (segundo violino), Lenie Vieira (violoncelo), Raphael Mello (clarineta), Gil Lima (flauta e saxofone), Mário Lencina (percussão) e Vínicius Martins (piano).
A professora do colégio, Walquíria Barroso, destacou que esta foi uma chance para os alunos e profissionais conhecerem ainda mais a música erudita. A professora da Escola Municipal de Educação Infantil, Esméria Reid, disse que o concerto será inesquecível. “Desde cedo eles começam a apreciar a música erudita e ampliar os conhecimentos culturais”, contou.
Para a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, o projeto ficará na memória dos nossos alunos. “O projeto reforça o acesso à arte e formação de plateia”, disse. A iniciativa é uma realização da Sociedade Musical Macaense, com apoio da secretaria de Educação. Segundo a diretora artística da Sociedade, Deiseli Moia, a intenção é estender o projeto para outras unidades.