logo

Curso de Enfermagem da UFRJ abordará os fármacos na Cidade Universitária

01/04/2014 09:30:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer – Funemac - Comunicação

“Administração e Diluição de Fármacos” é o tema da próxima palestra do curso de Atualização em Enfermagem, que será ministrada no dia 14 de abril, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus-Macaé, que funciona na Cidade Universitária, em parceria com a prefeitura.

O curso faz parte da graduação em Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ e é fruto de parceria com o Programa Capacita Coren, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ). Começou em fevereiro e será realizado até o dia 9 de junho, sempre às segundas-feiras, no auditório Cláudio Ulpiano, das 9h às 17h, conforme calendário estabelecido. (Veja a programação completa abaixo).

O objetivo é disseminar, entre os profissionais e acadêmicos que lidam no dia-a-dia com esses procedimentos, o conhecimento teórico sobre cada tema que obedece às normas do Ministério da Saúde. Destina-se a enfermeiros, técnicos de Enfermagem e acadêmicos da área do município e região, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No final, os profissionais que tiverem pelo menos 75% de presença receberão certificado emitido pela UFRJ.

- A administração e diluição de medicamentos são cuidados importantes na saúde e merecem especial atenção do corpo da Enfermagem como um todo -, destacou a professora Roberta Coutinho que coordena o curso junto com o professor Iuri Bastos.

A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), e abriga a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), além da UFRJ. Está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.



Programação das próximas palestras:

28/04, 9h às 17h - O Paciente em Tratamento Quimioterápico

05/05, 9h às 17h - Urgência e Emergência Obstétrica

19/05, 9h às 17h - Sistematização da Assistência de Enfermagem e Aplicabilidade Prática

02/06, 9h às 17h - Prescrições de Medicações pelo Enfermeiro no SUS

09/06, 9h às 17h - Prevenção e Manejo de Úlceras e Feridas.