logo

Curso gratuito de xadrez continua até o mês de dezembro na Funemac

29/10/2015 16:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Jurandir Badaró

Espaço criado esse ano já virou referência para a prática de xadrez no município

A Universidade Livre (Unilivre) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) oferece, gratuitamente, curso de xadrez para pessoas a partir de seis anos até a terceira idade. As aulas acontecem no Tabuleiro Universitário, espaço criado especialmente para atender quem gosta de jogar xadrez, todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h e às quartas-feiras, das 19h às 20h30.

As aulas acontecerão até a primeira semana de dezembro, mas novas vagas serão abertas em 2016 e, quem quiser garantir a sua, deve se inscrever pelo e-mail unilivre.cursos@gmail.com. O xadrez estimula grande público porque é um jogo milenar que aguça a inteligência e a concentração, principalmente, e difícil de aprender, por isto, a importância do curso.

Além do curso, a Unilivre-Funemac, em parceria com o Clube Macaense de Xadrez (CMX), está oferecendo o Torneio de Xadrez do Circuito CMX Pensado – etapa primavera, também gratuitamente. A quinta e última rodada acontecerá na próxima terça-feira (3 de novembro). O torneio é aberto a 24 enxadristas federados de qualquer categoria, filiados ou não pelo CMX e também aos não-federados, que fizeram suas inscrições, e a competição é válida para cálculo de rating da Federação Estadual de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj).

O diretor técnico do clube, Victor Boghi, professor que ministra o curso, informou que o tempo de reflexão no torneio é de uma hora para cada jogador em final acelerado. O primeiro colocado receberá troféu, e os segundo e terceiro lugares, medalhas.

- O xadrez produz vínculos sociais, e, além de desenvolver a cognição, favorece também os aspectos emocionais, a concentração e promove o fortalecimento de laços transgeracionais, ou seja, produz afetos positivos entre pessoas de todas as idades. Estimula o desenvolvimento do pensamento complexo, abstrato e estratégico, possibilitando o desenvolvimento da memória -, ressaltou o coordenador da Unilivre, Paulo de Tarso de Castro Peixoto.

O Tabuleiro Universitário foi inaugurado no dia 8 de setembro deste ano, numa iniciativa da Unilivre-Funemac com o CMX, e já virou referência para a prática de xadrez no município. Está instalado no hall da Funemac, no prédio administrativo da Cidade Universitária, à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.