Dia do Professor é comemorado com palestras
Foto: Maurício Porão
Professores das 105 escolas da rede municipal de ensino participam do evento
O Centro Administrativo Luís Osório (Cealo) sediou programação nesta quarta-feira (16), das 10h às 14h, para comemorar o Dia do Professor, celebrado na terça-feira (15). A Coordenadoria de Igualdade Racial (CEPIR) organizou o evento e convidou três educadoras para abordar assuntos sobre a Lei Federal 10.639 de 2003, que garante a obrigatoriedade da História e da Cultura Afrobrasileira no currículo oficial da rede de ensino.
O evento esmiuçou o entendimento da lei para os profissionais de educação.
Foram convidados para as palestras professores das 105 escolas da rede municipal de ensino.
A primeira palestrante a se apresentar foi a doutoranda do programa de pós-graduação em políticas públicas e formação humana, a mestre em educação Selma Maria da Silva.
A jornalista, mestre, doutora em educação e autora do livro "Educação nos Terreiros e como a escolas se relaciona com as crianças do candomblé", Stela Guedes Caputo, também foi uma das palestrantes.
Além disso, a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com especialidade em Narrativas de Mulheres Negras, Fernanda Felisberto, participou do evento.
Compareceram cerca de 50 profissionais da área de educação, ética profissional e psicologia. Segundo a Coordenadoria de Igualdade Racial, a finalidade do encontro não foi apenas realizar homenagem e confraternização, mas contribuir com troca de experiências e ampliação de conhecimentos.
*Estagiária. Com supervisão Equipe Secom