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Educação: 4696 alunos da rede municipal participam do Saerjinho-2014

25/03/2014 10:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

A prova é diagnóstica e visa avaliar o ensino municipal

Cerca de 50 escolas da rede municipal participam, na terça-feira (1º), do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro- Saerjinho-2014. A avaliação será aplicada nos turnos da manhã e tarde para um total de 4.696 alunos de 167 turmas do 5º e 9º ano. A prova é diagnóstica e visa avaliar o ensino municipal.

Um dos objetivos do “Saerjinho” é identificar deficiências educacionais para que possam ser corrigidas e contribuir na elaboração de medidas para melhorar o processo de ensino na rede municipal. Para isso, o projeto de aplicação da prova vai abranger duas vertentes: pedagógica, para a unidade escolar acompanhar e monitorar os resultados, melhorando a qualidade da oferta do ensino; e de gestão, direcionada ao diagnóstico

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, por meio do Saerjinho, a rede municipal tem como finalidade chegar a um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas. "Também temos intenção de reforçar a qualidade ensino, em especial dos que apresentam defasagem-idade-série", ressalta.

Conforme a Subsecretaria de Ensino Fundamental, o Saerjinho é uma ferramenta fundamental para os professores, já que possibilita o manuseio dos resultados obtidos por seus alunos e análise das questões.

Avaliação - A prova contará com 40 questões e será aplicada pelos próprios professores de turmas. Os estudantes vão receber cartões-respostas e provas com códigos específicos, em que terão que identificar nomes dos alunos, das turmas e da unidade municipal.

Além disso, o Caderno de Provas, ficará na unidade municipal, como forma de mecanismo pedagógico para ser utilizado durante o dia a dia com os alunos, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

O Saerjinho faz parte de uma parceria entre os governos municipal e estadual e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A proposta é assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar nos ensinos fundamental e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.