Educação abre inscrições para cursos no Cetep no mês de abril
Já estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes da Secretaria de Educação no mês de abril. Os interessados devem procurar o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), a partir da próxima semana. Serão 15 novos cursos divididos em diversas áreas visando atender as necessidades do mercado de Macaé e região.
Na área administrativa os cursos são de secretária, departamento pessoal, auxiliar administrativo informatizado, inglês básico, recursos humanos. Na área de logística: almoxarifado, cursos na área de TI, autocad, informática básica, photoshop, webdesigner e informática. Na área operacional: eletricidade residencial, leitura e interpretação de desenho técnico, segurança no trabalho e taifeiro. Além do curso na área ambiental como o gerenciamento de resíduos sólidos, que é um dos destaques da grade curricular do Cetep.
De acordo com os professores, o objetivo é orientar os alunos a lidar com a coleta de lixo em diversos níveis. “Trabalhamos com diversos tipos de coleta, assim como o tratamento e a separação dos resíduos, sejam eles industriais ou domésticos”, conta a professora Aline Esteves destacando o vasto campo de trabalho na região.
Os cursos têm a duração de duas a três semanas dependendo da carga horária e o Cetep está preparando novos cursos profissionalizantes. Para se inscrever, o aluno precisa apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4. Nesta semana, foram encerradas as aulas de eletricidade residencial, fotografia digital e leitura e interpretação de desenho técnico.
Cetep está selecionando currículos para instrutores
Também, a partir desta semana, a Secretaria de Educação, através do Cetep está cadastrando profissionais para vagas de instrutores em 30 cursos profissionalizantes. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail curriculoscetep@gmail.com ou comparecer à sede do Cetep, na Rua Alfredo Backer, 363, das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Renata Dumard, os instrutores com mestrado e doutorado terão preferência na escolha e quem não tiver pós-graduação deverá ter um mínimo de cinco anos de experiência comprovada na função. Os profissionais que tiverem seus currículos selecionados vão ser contatados pela direção do Cetep e chamados para entrevistas que vão determinar a seleção final.
Os cursos que precisam de instrutores são de taifeiro, garçon, cumin, copeiro, barman e secretariado na área de hotelaria. Na área administrativa são necessários instrutores de almoxarifado, suprimento de materiais, corretor de imóveis, corretor de seguros. Para a área operacional são necessários cursos de refrigeração eletrônica, chaveiro, designer de interiores e vitrines, manutenção de máquina de lavar, bombeiro hidráulico, construção civil em geral, confeiteiro e artes culinárias. Também há vagas para instrutores de francês.
A convocação dos instrutores é para preencher a demanda de cursos profissionalizantes que o Cetep está lançando, neste mês, e alguns já estão com inscrições abertas. Os cursos possuem duração de 36 até 200 horas com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda à sexta-feira, e sábados o dia inteiro.