logo

Educação apresenta Caderno da Educação Infantil para 2017

21/12/2016 10:09:00 - Jornalista: Simone Noronha

Encerrando as ações de 2016, a Secretaria de Educação de Macaé apresentou aos diretores das 60 escolas de Educação Infantil o Caderno de Orientação Pedagógica (COP), que vai nortear as ações em sala de aula no próximo ano letivo. Organizado pela equipe da Subsecretaria de Educação Infantil, o COP segue as orientações do Ministério da Educação e vai poder ser usado como fonte de consulta diária pelos professores.

O COP foi apresentando durante o encontro de final de ano entre os diretores das escolas e a equipe da Subsecretaria de Educação Infantil com a secretária de Educação, Marilena Garcia. "Fiquei encantada com tudo o que vi aqui hoje. O COP é fruto do trabalho de uma equipe competente e comprometida com a melhoria constante na educação do nosso município. Todo documento só é bem elaborado quando existe a integração entre a teoria e a prática, e é exatamente isso que vemos nesta edição do COP", disse a secretária.

A subsecretária de Educação Infantil, Leila Clemente, ressaltou que o COP segue uma proposta de continuidade do trabalho que já vinha sendo realizado no setor desde 2010. “Essa nova edição do COP vai possibilitar reflexões e novas contribuições para futuras conquistas da Educação Infantil, etapa fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, consolidando todas as orientações práticas à Educação Infantil”, destacou.

Participaram da produção do Caderno de Orientação Pedagógica da Educação Infantil a equipe de orientação técnica da subsecretaria de Educação Infantil, diretores, orientadores pedagógicos, professores orientadores. A elaboração segue reflexões, sendo referencial para formulação da proposta pedagógica de cada unidade escolar. No documento, são abordados todos os temas referentes ao desenvolvimento escolar de crianças entre dois e seis anos de idade, destacando temas como A Importância do Brincar, Interações e Brincadeiras, O Papel do Professor e Organização dos Espaços na Escola.

Macaé foi a primeira cidade do país a criar uma subsecretaria de Educação Infantil. No total, são 60 unidades escolares voltadas a esta modalidade de ensino. De acordo com a movimentação estatística da Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação, a Educação Infantil conta com 10.886 alunos matriculados.