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Educação: áreas para obras de escolas recebem visita do MEC

19/01/2015 17:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

As obras realizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Prefeitura de Macaé, receberam, na tarde desta segunda-feira (19), a visita do auditor representante do fundo, Antônio Costa. O objetivo do levantamento técnico é saber as demandas e necessidades das áreas que vão abrigar duas escolas de Educação Infantil nos bairros da Ajuda e São José do Barreto, além das quadras poliesportivas para atender aos estudantes dos colégios Renato Martins, que passa por reformas, e Elza Ibrahim.

A ida às obras contou com as presenças da arquiteta da Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Solange Baruqui; dos integrantes da Câmara Permanente de Gestão (CPG), a arquiteta Renata Quaresma, a Gerente de Projetos, Dayse Matos, e o gerente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Santiago Borges.

De acordo com Santiago Borges, as obras das duas unidades municipais de ensino são frutos de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “As escolas serão nos moldes da Lia Kopp, inaugurada no mês de abril, na Vila Badejo”, disse.

As duas escolas de Educação Infantil contarão com salas de aula, sala multimídia, sala multiuso, bibliotecas, sanitários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço e acessibilidade.

A área visitada será destinada à escola de Educação Infantil do São José do Barreto e já conta com um espaço para atender aos operários e após seguir os trâmites legais, passará por terraplanagem. A previsão é que a unidade vai abranger 240 alunos e deve ser entregue à população no mês de dezembro.

Também vistoriada, a obra da unidade de Educação Infantil do bairro da Ajuda está em fase mais adiantada. A construção já recebeu alvenaria e laje e após seguir providências legais, adotadas pela prefeitura, receberá colocação de telhados e acabamentos. O espaço visa beneficiar 240 estudantes.

Quadras - Os mais de mil alunos do Colégio Municipal Elza Ibrahim (Ajuda) serão contemplados com uma quadra poliesportiva coberta e com palco. O espaço, que também foi alvo de monitoramento do FNDE, servirá para atividades físicas e culturais da unidade - uma das maiores do município em extensão.

O Colégio Municipal Renato Martins também vai ganhar quadra coberta com direito a vestiário. A intenção do governo municipal é beneficiar alunos do Ensino Fundamental da unidade e promover um elo com a comunidade que também poderá participar de atividades na quadra. A sede da unidade passa por reformas. Desde o ano passado, os alunos provisoriamente são atendidos na antiga sede do Colégio Aplicação (CAp), no Botafogo.

O monitoramento técnico do FNDE tem a finalidade de executar o acompanhamento das obras de infraestrutura, abrangendo construções, ampliações e reformas de escolas. De acordo com o técnico do FNDE, Antônio Costa, o acompanhamento segue as informações cadastradas. “A intenção é analisar o andamento da obra e o padrão físico-financeiro e acompanhar a evolução das obras e as questões que devem ser sanadas, para que as construções sejam executadas da melhor maneira possível”, disse.

Mais obras - A expectativa é que, até o final de 2016, sejam entregues à população 20 novas escolas com padronização do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, deste total, cinco unidades municipais terão a obra com metodologia inovadora, determinada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo ela, a melhoria do processo de ensino e o acesso são prioridades assumidas pela pasta, que visa garantir que todos que ingressam na escola tenham condições de nela permanecer até o final da vida escolar. “Além da infraestrutura que possibilita a ampliação de vagas e o atendimento aos alunos em escolas próximas às residências, a intenção é permitir que os pais e responsáveis estreitem os vínculos com a unidade, o que facilita o melhor rendimento do estudante na sala de aula”, finalizou a secretária.