Educação contará com novo software de gestão
A rede municipal de ensino se prepara para apresentar, nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, o novo software livre de gestão pública e_cidade. O lançamento acontece na Escola Municipal Carolina Curvelo Benjamin, em Trapiche, às 17h. O sistema, que será voltado para gestão da rede escolar do município, tem como objetivo facilitar o dia a dia das unidades municipais, cujos representantes passarão por treinamento específico.
A expectativa é de que, até o final de janeiro de 2016, todas as unidades municipais de ensino usem o sistema de informatização da gestão pública. As primeiras unidades que vão contar com o software são: Carolina Curvello Benjamim e Therezinha Lourenço da Silva, situadas em Trapiche. As escolas foram escolhidas porque abrangem os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intenção é que a partir de segunda-feira (19) sejam ministrados cursos com os profissionais indicados pelos diretores das escolas. À medida que os cursos forem concluídos, o software será utilizado.
Com o e_cidade, as escolas serão responsáveis pela manutenção de dados como nota e frequência de alunos e pelas questões como pré-matrícula, matrícula, transferência e remanejamento que poderão ser executados online, no primeiro semestre letivo de 2016. Além disso, setores como Bolsa Família, Recursos Humanos e Supervisão Escolar poderão acessar os dados que ficarão disponíveis para consulta.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o software vai permitir que a inserção e consulta de dados seja executada de maneira dinâmica e prática. “A ferramenta vai se destacar pelo avanço tecnológico e contribuirá na celeridade da informação de dados educacionais. Estamos nos dedicando ao melhor atendimento à comunidade escolar que é uma constante prioridade da pasta”, diz.
Ele acrescenta que a intenção é investir na modernização da administração. A proposta, voltada para modernização da gestão pública, vai facilitar alguns trâmites entre as escolas e os setores da Secretaria de Educação.
Já o subsecretário de Infraestrutura, José Vicente Rodrigues, pontua que a operacionalização e atualização do sistema será de competência das unidades municipais. “Esta será uma maneira de deixar o trabalho administrativo mais ágil e eficaz com a automatização de funções e com a vantagem de estar sempre online. A intenção é disponibilizar informações e efetuar ações de maneira precisa. Agradecemos as parcerias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo e da Secretaria de Educação de Rio das Ostras”, finaliza.