logo

Educação Inclusiva é destaque em seminário

18/11/2015 16:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Programação foi realizada nesta quarta-feira (18) na Cidade Universitária

A inclusão foi o foco central do segundo Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva, que contou com centenas de profissionais da rede municipal. A programação, realizada nesta quarta-feira (18) no auditório da Cidade Universitária, teve como tema "Formação de processos na perspectiva inclusiva: desafios atuais".

O seminário contou com palestras, debates, trocas de experiências e apresentações de trabalhos dos alunos das salas de recursos multifuncionais de unidades como Jacyra Tavares Duval, Aroeira, Oscar Cordeiro e Ancyra Gonçalves Pimentel.

Durante a abertura, o secretário de Educação, Guto Garcia, parabenizou a equipe da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar pelo empenho junto aos estudantes. “Toda criança é capaz de aprender. Todos os alunos devem ser integrados não apenas na sala de aula, mas em toda sociedade. Temos que nos preocupar com a qualidade do ensino e possibilidades de inclusão”, disse, acompanhado pelo subsecretário Adriano Marques.

A proposta da rede municipal é contribuir para a superação de concepções historicamente agregadas na educação do aluno com deficiência na rede regular de ensino.

A programação foi marcada por duas palestras. Uma delas foi “Lei do Autismo nº 12.764”. Na ocasião, a palestrante e criadora da lei, Berenice Piara, destacou aspectos legais sobre o autismo.

Outra assunto abordado foi "Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas Inovadoras", que foi ministrado pela palestrante Cristina Maria Carvalho Delou. A doutora em educação e criadora do curso de mestrado profissional Diversidade e Inclusão destacou questões como definição de Educação Inclusiva, origem histórica, bases teóricas, desafios, formação e direitos à educação.

O encontro foi alvo de elogios dos participantes. Entre eles estavam a auxiliar de serviços escolares da unidade Eda Daflon, Vilze Agostinho, e o professor da sala de recursos do Colégio Municipal Raul Veiga, Leonardo Rezende. “Esta é uma oportunidade de nos atualizarmos para melhor trabalharmos junto aos estudantes nas salas de recursos com a melhor integração nas turmas regulares”, comentou o professor.

Rede municipal - Segundo a coordenadora da Educação Especial, Regina Signé, a rede municipal conta com 738 alunos, que são atendidos em 45 salas de recursos multifuncionais. Para o ano letivo de 2016, a Educação Especial contará com oito novas salas de aula. As salas de recursos contam com mobiliários e equipamentos adequados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

As salas contam com mobiliários e materiais adequados como jogos direcionados, kits de desenho geométrico, prancheta de leitura, soroban, guia de assinatura e microcomputadores.

O município também conta com professores de libras, intérpretes, e professores de braile. Além disso, o AEE assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A rede municipal conta com 66 professores que atuam na sala de recursos, além de sete intérpretes e nove profissionais de libras que atuam em salas regulares.