Educação inicia curso de formação para Agentes
Foto: Rui Porto Filho
Potencial turístico do município será evidenciado em 120 horas de capacitação
Cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, da Guarda Mirim e do Projeto Nova Vida participaram da aula inaugural do Curso de Formação para Agentes Turísticos, realizada no Solar dos Mellos, na segunda-feira (29).
No final do curso, os jovens estarão aptos a conhecer a estrutura do mercado turístico, identificando na cidade serviços e produtos de interesse do turista, com roteiros, programações, fatos históricos, culturais e artísticos locais, além do patrimônio natural e informações geográficas do município. A carga horária do curso é de 120 horas.
Durante a aula inaugural, o curso recebeu representantes de diversos segmentos empresariais e comerciais que serão parceiros, apoiando os alunos. De acordo com a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, o objetivo é formar agentes de informações turísticas com conhecimento da história do município para que possam desenvolver com eficiência e qualidade a prestação do serviço para o turista.
A coordenação do curso apresentou os professores que farão parte do primeiro módulo. As aulas serão às segundas, terças e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30 no Centro de Formação Carolina Garcia, localizado no terceiro andar do Colégio Municipalizado Prof° Maria Isabel Damasceno Simão. O curso tem apoio técnico da Secretaria de Turismo, que designou o turismólogo para a capacitação.
- O curso tem como objetivo qualificar os alunos para que eles reconheçam a cidade da forma que ela precisa ser reconhecida. Possuímos muitas histórias no nosso município, pontos turísticos, restaurantes de qualidade, mas se o turista chegar aqui e não tiver um direcionamento, não vai conseguir conhecer nada que o nosso município tem a oferecer. Com o curso de formação, o agente vai poder receber o turista com conhecimento para informar o que ele pode fazer aqui durante a sua estada, disse Leandra, ressaltando que além de contribuir com o município, é uma grande oportunidade para que os alunos tenham uma formação dentro de um segmento que será novo na cidade.
Segundo o coordenador do Curso de Formação para Agentes Turísticos, Samuel Marques, o curso visa capacitar e qualificar alunos da rede pública para um dos serviços de maior importância do setor, que é o de informações turísticas.
- O turista quer se sentir bem recebido e, ao aportar no destino, deseja informações precisas sobre o local, sua história, sua geografia, as personalidades, as programações, os shows, os roteiros turísticos e tantos outros detalhes sobre a cidade visitada. Pensando nessa realidade, desenvolvemos o curso Agente de Informações Turísticas, com o objetivo de qualificar alunos da rede pública para atender turistas, visitantes e moradores locais e informar sobre a oferta turística local com qualidade e cortesia, explicou Samuel Marques.
A grade curricular do curso conta com sete disciplinas no primeiro módulo, entre elas a disciplina de Identificação de Conhecimentos e Habilidades Previamente Adquiridas e Orientação Profissional, Empreendedorismo, Comunicação e Relações Interpessoais voltadas ao Atendimento ao Público (ênfase em turismo), Saúde e Segurança no Trabalho, Português Aplicado - Leitura e Interpretação de Texto, Inglês aplicado ao Turismo, Turismo e Hospitalidade, Patrimônio: História, Cultura e Turismo Local e Meio Ambiente.