Educação: passe para acompanhantes de alunos novos está sendo definido
Acompanhantes dos novos alunos (pais e responsáveis) da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede municipal devem ser contemplados com a criação de passe eletrônico, neste ano letivo. Ainda não há data definida para o cadastro do passe, que inicialmente vai atender aos estudantes que vão ingressar no ensino municipal.
O processo que está em fase de definição só acontecerá após os responsáveis dos novos estudantes efetivarem a matrícula entre os dias 19 e 23, nas unidades municipais em que foram alocados. A intenção é reforçar o elo da família na escola.
De acordo com a subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Educação, a medida segue a proposta de readequação do transporte escolar. Os estudantes do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio (Serra), sem acesso para acompanhante, continuarão utilizando o passe.
Diante do novo sistema, serão disponibilizados quatro passes para o responsável da Educação Infantil, pois o aluno na faixa de dois a cinco anos não passa pela roleta. Seis passes para o responsável e também para o estudante do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O passe será revalidado na própria escola do estudante e somente será utilizado para levar os alunos para a unidade municipal. O documento visa beneficiar somente moradores de Macaé.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, com a criação do passe para acompanhante do novo estudante, a proposta é estreitar o vínculo entre a família e a escola. “O objetivo é intensificar a aproximação da comunidade escolar e contribuir com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e o melhor rendimento dos estudantes que estão nos primeiros anos de escolaridade”, destacou.
Conforme registros dos dirigentes das escolas municipais, diversos pais de alunos que utilizam transporte escolar dedicado (kombis, vans e micro-ônibus), não conhecem a realidade da unidade escolar, em que os filhos estudam. A Secretaria de Educação também está agendando o prazo para recadastramento do passe escolar, dos alunos já matriculados no ensino municipal.