Educação promove último encontro de diretores do ano
Foto: Moisés Bruno
O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação
Os diretores das 103 escolas da rede municipal participaram, nesta segunda-feira (22), da última reunião de dirigentes. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação, teve o objetivo de destacar as estratégias e novas ações para o fim deste ano letivo e pra a volta às aulas em 2015.
O retorno do trabalho dos professores será no dia 2 de fevereiro, incluindo a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e o Colégio de Aplicação (CAp) e o pré-vestibular comunitário. Neste período, os educadores vão participar de planejamento pedagógico. No dia 3 de fevereiro, será realizado o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe) e, no dia 4, o ano letivo começa para os estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A reunião ministrada pela secretária de Educação, Lúcia Thomaz, contou com as presenças das subsecretárias Administrativa, Ana Lúcia Fidalgo; Ensino Fundamental, Luciane Carneiro; Educação Infantil, Cristina Burle e de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto.
Segundo a Lúcia Thomaz, encontros como estes são relevantes para enfatizar intervenções pedagógicas para contribuir com a qualidade do ensino. “A meta é reforçar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a secretaria vai realizar no próximo ano letivo reuniões específicas com diretores e adjuntos. O objetivo é melhor orientar aos novos professores quanto à estrutura e as diretrizes da rede municipal”, observou a secretária.
Durante o encontro, a secretária ressaltou a importância de seguir o calendário letivo de 2015 que, segundo ela, foi elaborado de forma coletiva e terá sábados letivos dedicados a programações específicas como festas juninas e Dia da Família na Escola.
Na oportunidade, também foi lembrado o período de pré-matrícula que termina no dia 5 de janeiro para todas as modalidades de ensino no site oficial da Prefeitura (http://www.wdamaso.com.br/cadpremat2014/) e em dois postos de atendimento montados no Centro e na Barra. Segundo Lúcia Thomaz, os dirigentes municipais não podem esquecer do prazo de matrícula dos candidatos que serão alocados na rede municipal, de 19 a 23 de janeiro, no horário de funcionamento das escolas. “As unidades municipais que contam com a EJA devem atender aos interessados até 21h”, lembrou.
Ainda em pauta, foi abordado o remanejamento de professores e orientadores pedagógicos, além de outras intervenções voltadas para profissionais como merendeiras e porteiros.
Escolha - Os professores que se inscreveram para remanejamento de escolas, ou seja, local de trabalhos devem comparecer no auditório 31 da Secretaria de Educação. O remanejamento tem a finalidade de atender aos professores estatutários, que lecionam na rede municipal de ensino e são lotados na Secretaria de Educação. A escolha das unidades municipais para os professores e C (com Ensino Superior que atua nas disciplinas de Artes, Português, Matemática, Inglês, Ciências, Geografia, História e Educação Física) será no próximo dia 29 (segunda-feira). Já para professores A (Educação Infantil e Ensino Fundamental) vai acontecer no dia 30 (terça-feira). Os interessados devem comparecer das 9h às 14h. A sede da Secretaria de Educação fica na rua Antero Perlingeiro, 402 Centro.
A relação de classificação dos candidatos seguirá critérios específicos que foram destacados no formulário de inscrição. O professor que conseguir ser remanejado de local de trabalho ficará sujeito ao calendário escolar e horário da unidade de ensino na qual se localiza.