Educação vai criar passe escolar para acompanhante de aluno
A rede municipal de ensino vai adotar, a partir do início deste ano letivo, um novo sistema para que os alunos se dirijam às escolas municipais. O processo vai consistir na implementação de passe eletrônico para acompanhantes dos alunos (pais e responsáveis) dos estudantes da Educação Infantil e 1º ao 5º ano, primeiro segmento do Ensino Fundamental. O objetivo da ação é estreitar a aproximação da família na escola.
De acordo com registros dos dirigentes das escolas municipais, diversos pais de alunos, que utilizam de transporte escolar dedicado (kombis, vans e microônibus), não conhecem a realidade da unidade escolar, em que os filhos estudam. Com a criação do passe para acompanhante de estudante, a finalidade da Secretaria de Educação é que a comunidade escolar fique mais próxima da escola para, assim, assegurar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e o melhor rendimento dos estudantes que estão nos primeiros anos de escolaridade. O passe será revalidado na própria escola municipal do estudante e somente será utilizado para levar os alunos para a unidade municipal.
Diante desta nova medida, somente os estudantes do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos, além do Ensino Médio (Serra) receberão passe, sem acesso para acompanhante. Para ter direito ao transporte público gratuito às escolas municipais, o aluno do ensino municipal, devidamente matriculado, deverá estar uniformizado e sempre munido do passe eletrônico.
Cadastro novo - Os responsáveis dos novos alunos que efetivarem a matrícula entre os próximos dias 19 e 23 de janeiro, poderão procurar a Central da Gratuidade, situada na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro (antiga estação ferroviária ao lado do CT), das 8h às 16h.
O cadastro é direcionado a novos alunos provenientes de escolas estaduais, privadas ou de outros municípios, além daqueles que desejam iniciar o período escolar matriculado na rede municipal.
Pais e responsáveis devem estar atentos e não deixar o cadastro, para a última hora. As aulas na rede municipal começam no dia 4 de fevereiro. Aquele que não fizer a solicitação da primeira via do passe escolar não terá direito ao transporte gratuito.
Antes de fazer o cadastro para a primeira via do passe escolar, o responsável, que fez a pré-matrícula do estudante pelo portal da prefeitura, deverá ter efetivado sua matrícula na rede municipal, que será entre os dias 19 e 23 de janeiro. A primeira fase da matrícula terminou no dia 5 deste mês. A lista dos candidatos alocados na primeira fase da pré-matrícula será publicada no portal oficial da prefeitura no próximo dia 16 (sexta-feira). O resultado também estará disponível nas dependências das unidades escolares.
Recadastramento - Começa na primeira semana de fevereiro, o recadastramento do passe escolar, dos alunos já matriculados no ensino municipal. O cadastro será encerrado no final do mês de março. Os alunos devem estar atentos, pois a partir do mês de abril, o passe eletrônico que não passar pelo cadastro será bloqueado.
O processo também será feito na Central da Gratuidade. O passe eletrônico é um documento que beneficia somente os alunos moradores do município de Macaé.