logo

Educação vai participar da Conferência da Cidade

13/04/2016 11:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama e Joice Trindade

Com o objetivo de mobilizar a rede de ensino para a quinta Conferência Municipal da Cidade, foi criado o concurso literário "Macaé: cidade inclusiva, participativa e justa". Os professores podem desenvolver trabalhos interdisciplinares sobre a temática até o dia 5 de maio, quando começam as inscrições.

A expectativa é envolver todos os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) e do Ensino Médio. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Gestão Estratégica e Educação.

A programação literária tem a finalidade não somente de estimular o desenvolvimento de competências linguísticas e aptidões textuais, por meio da produção de poesia e/ou de texto dissertativo, como também de incentivar uma participação consciente na sociedade.

Outro objetivo é buscar soluções para os impactos decorrentes da urbanização intensa que Macaé tem passado nos últimos anos.

A proposta é, também, discutir a questão da urbanização, refletir sobre os impactos na sustentabilidade, além de mostrar a importância do interesse coletivo na definição de projetos.

- Essa ação será importante para incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades identificadas com a leitura de múltiplas linguagens, enquanto percepção real do que é lido, com a escrita e representação artística ou não do que foi observado. A finalidade é mobilizar recursos e ferramentas para a superação dos problemas vividos pela educação, em decorrência do crescimento desordenado e da indefinição da função social de Macaé e da propriedade, fundamentais para a consolidação de uma cidade inclusiva, participativa e socialmente justa - ressaltou a secretária de Educação, Marilena Garcia.

As produções textuais que serão redigidas pelos estudantes com auxílio dos professores serão selecionadas por uma comissão julgadora da Secretaria de Educação. Os vencedores dos três melhores trabalhos de cada ano de escolaridade ganharão medalhas. A premiação do concurso está prevista para o dia 19 de maio.

Conferência - A edição de 2016 da Conferência Municipal da Cidade será realizada nos dias 20 e 21 de maio, no auditório da Cidade Universitária, localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Será discutido o tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade". A ideia é debater o desenvolvimento urbano dos próximos anos e, assim, indicar prioridades do município.