logo

Educação visa melhorar índices de avaliação

15/01/2015 15:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Qualidade de ensino é foco da prefeitura

A secretaria de Educação finaliza neste mês o planejamento para melhorar os índices que avaliam a educação no município. As ações fazem parte das estratégias pedagógicas para a volta às aulas, no dia 4 de fevereiro. Para isso, as equipes das modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental definem os projetos que serão executados junto aos estudantes e profissionais de ensino, como curso de formação continuada, que serão ministrados via presencial e à distância, pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, este ano o processo de trabalho da pasta terá como enfoque a qualidade de ensino voltada para a melhoria dos índices de aprovação.

O município conseguiu abranger todos os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Além disso, a rede municipal também conseguiu universalizar o atendimento aos alunos a partir de quatro alunos, faixa de idade obrigatória estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano de 2016.

Outro compromisso da pasta é ampliar vagas para alunos na faixa de dois e três anos, desafio que está sendo assumido pela pasta. Hoje, o atendimento integral aos estudantes de dois e três anos chega a 80% - a intenção é que a demanda atendida seja integral até o ano de 2016.

Uma das novidades deste ano será a criação do Centro de Referência de Jovens e Adultos, espaço específico para atender a modalidade. Além disso, a equipe da secretaria traça atividades específicas para realização de programas como Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O objetivo é destacar o panorama da Alfabetização no município e as intervenções pedagógicas em prol do processo ensino-aprendizagem dirigido para alunos de 1º ao 3º anos. A intenção do Pacto é assegurar que todos os alunos no município estejam alfabetizados até a faixa de oito anos.

Outro programa que é alvo de estudos é o “Correção de Fluxo”, que abrange em sua maior parte alunos provenientes de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.



'Correção de Fluxo' corrige defasagem ano escolar-idade

A programação, que visa reforçar o processo ensino-aprendizagem, é ministrada nas turmas de Ensino Fundamental, com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante até a faixa de 14 anos deveria estar cursando.

Entre as vantagens do programa é que eles conseguem estudar dois anos de escolaridade em um semestre. Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, o “Correção de Fluxo” se destaca principalmente por elevar a estima dos alunos, que conseguem avançar nos estudos.

- Com o desenvolvimento das aulas, os estudantes ficam mais empenhados e conseguem rendimentos satisfatórios para conseguir chegar ao ano de escolaridade ideal - disse.

O programa segue o currículo previsto na rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares. Já os professores do “Correção de Fluxo” participam de cursos específicos com a realização de atividades que visam reforçar o planejamento e projetos que destacam o cotidiano do aluno, a vida social e a importância dos estudos. De acordo com dados da secretaria de Educação, este ano letivo, a rede municipal atendeu 2.750 alunos em 111 turmas.

Uma das escolas que registrou êxito é o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto). De acordo com a diretora, Adelma José dos Santos, cerca de 50 alunos dos 6º e 7º anos participaram do programa. Deste total, segundo ela, a maior parte conseguiu elevar a escolaridade por meio de atividades que enfatizaram linguagens diferenciadas. “Ficamos satisfeitos com a dedicação dos estudantes e professores, que por meio de atividades diversas trabalharam o desenvolvimento da autonomia e senso de responsabilidade”, ressaltou a diretora.

Este ano, alunos dos 5º e 9º ano do Ensino Fundamental participarão da Prova Brasil. A avaliação, que vai acontecer no meado do ano, em data que ainda será divulgada, tem como objetivo avaliar conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, aliados às taxas de aprovação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).