logo

Encontro Municipal dos Profissionais da Educação acontece nesta terça-feira

01/11/2013 16:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Flávio Sardou

Objetivo é intensificar a capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino

“Escola: espaço de cidadania”. Este é o tema do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe), que vai acontecer na terça-feira (5), na sede do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto. A programação tem como objetivo intensificar a capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino e possibilitar novas oportunidades para uma reflexão ampla quanto ao contexto educacional.

A programação será dirigida no turno da manhã a partir das 8h para os professores que atuam com turmas do 6º ao 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Já no período da tarde, às 13h, será voltada para os educadores que trabalham com o segmento da Educação Infantil e 1º ao 5º anos de escolaridade.

Palestrantes - Entre os palestrantes convidados estão especialistas consagrados na área de Educação do país. A mesa contará no período da manhã com os representantes da área da Educação da Tamboro Digital, André Couto e Maíra Pimentel, além de Paulo de Tarso, vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura.

O público terá a oportunidade no decorrer da tarde de assistir aos debates dos palestrantes Ana Cláudia Arruda Leite, que faz parte do Instituto Alana-Educação, de São Paulo; Cecília Goulart da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Alcione Tavora Kullok, da Fiocruz do Rio de Janeiro. Todos eles vão abordar o assunto “Escola: espaço de cidadania”.

A realização do encontro também visa enfocar estratégias educacionais voltadas para a minimização de possíveis impactos que podem acontecer nas unidades municipais. Para isso, segundo a coordenação do evento, muitos desdobramentos enfocam esse tema.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (EMPE) faz parte da proposta do Governo Municipal, que prioriza o aprimoramento, troca de experiências e de novos conhecimentos em prol da gestão democrática do ensino municipal e de um cenário pedagógico ideal para os estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Uma das intenções da rede municipal é permitir que os educadores repensem a prática na sala de aula. A finalidade do Governo Municipal é construir um cenário propício para avançar na educação pública de Macaé, contando não apenas com o trabalho e empenho dos profissionais da Educação, mas com interação entre a comunidade escolar - ressaltou, lembrando que durante o encontro serão destacadas intervenções voltadas para a minimização de possíveis impactos que podem acontecer nas unidades.